A cada 10 grandes cidades do país, 7 perdem 30% ou mais da água tratada

A cada 10 grandes cidades do país, 7 perdem 30% ou mais da água tratada

A cada 10 grandes cidades brasileiras, 7 perdem 30% ou mais de toda a água tratada. É o que mostra um estudo do Instituto Trata Brasil que analisa a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país, que concentram 40% da população.

vazamento agua

Segundo o estudo, das 100 cidades analisadas, apenas 7 perdem 15% ou menos da água faturada – índice apontado como ideal. Isso quer dizer que a água é tratada e tornada potável pelas empresas responsáveis, mas uma parte dela não é faturada por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição de hidrômetros.

O estudo do Trata Brasil utiliza os dados mais recentes do Ministério das Cidades sobre saneamento no Brasil, que são de 2014. Além dos índices de perda de água faturada, o instituto analisa uma série de indicadores de saneamento para dar notas e fazer um ranking das 100 cidades analisadas.

VEJA O MAPA DAS CIDADES.

A cidade com o pior índice de perdas de faturamento é Manaus, com 75%. O indicador médio é de 41,9%.

“Perder até 30% da água não é nenhuma maravilha, mas as empresas pelo menos conseguem receber o dinheiro de 70% da água tratada, o que é razoável. Agora imagina ter gastos com funcionários e com produtos químicos e ainda não conseguir receber 60%, 70% do que produziu. É um absurdo”, diz Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

Do G1

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *