Abertas matrículas para escolas de tempo integral em Santa Inês e mais 5 municípios

Abertas matrículas para escolas de tempo integral em Santa Inês e mais 5 municípios

Começou desde segunda-feira(16) as matrículas para os 11 Centros de Educação de Tempo Integral, que vão funcionar em São Luís (seis unidades) e mais cinco municípios maranhenses: Alcântara (1), Santa Inês (1), São José de Ribamar (1), São Bento (1) e Timon (1).

Escola Professor Aquiles Batista Vieira, em Alcântara, será uma escola em tempo integral. (Foto: Divulgação)
Escola Professor Aquiles Batista Vieira, em Alcântara, será uma escola em tempo integral. (Foto: Divulgação)

Os Centros de Educação de Tempo Integral serão chamados de ‘Educa Mais’ e consistem em um novo modelo de escola pública, que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, social, cultural, física e emocional –, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente na formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais.

Na educação integral, os sujeitos são considerados, no espaço escolar, em sua formação mais ampla como ser humano. É por isso que logo na primeira semana de aula, os alunos farão suas escolhas pela área que desejam aprofundar seus estudos nos três anos do Ensino Médio, seja na arte, estética, música, linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza, dentre outras.

Os 11 centros começam a funcionar a partir de março. Em São Luís, serão seis unidades que serão centros de educação integral. No município de Santa Inês, será o C.E. Poeta Antônio José também funcionará neste modelo. Funcionará ainda um em Alcântara, outro em São José de Ribamar, um no município de São Bento e outro em Timon.

Terá acesso à matrícula na 1ª série nos Centros de Educação Integral, o estudante que já concluiu ou estiver concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privadas. A matrícula será prioritariamente para os estudantes que residem mais próximos dos Centros ou sejam oriundos de escola pública próxima.

Para os 2º e 3º anos, a matrícula será automática para os alunos da casa. As vagas excedentes serão preenchidas com alunos externos, obedecendo ao critério de proximidade da escola. “Aquele aluno que estiver estudando na escola, que agora vai funcionar como centro de educação integral, e não tiver o interesse de cursar o ensino médio integral, deve procurar outra escola da rede estadual mais próxima”, destacou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nádia Dutra.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *