Depois de quase 24 horas, indígenas liberam BR 316 em Bom Jardim

Depois de quase 24 horas, indígenas liberam BR 316 em Bom Jardim

Atualizado às 19:11

Índios que invadiram a BR 316 finalizaram agora há pouco o protesto que teve início nesta quarta-feira (17) na região de Bom Jardim. Os manifestantes reivindicam terras e direitos aos povos indígenas.

indigenas

Hoje também, caminhoneiros bloquearam a mesma BR em represália no trecho conhecido como Estaca Zero, mas a manifestação deles foi encerrada esta tarde.

  Atualizado às 16:51 Começa a chover em Pindaré – Mirim e o processo de travessia começa a ficar mais lenta. A fila de veículos já chega ao Hospital do município. Com a chuva que cai na cidade, a tendência vai ser aumentar a fila quilométrica. 20141218_161736[1] Atualizado às 15: 50 Caminhoneiros também protestaram e bloquearam vias de acesso à BR 316, o fechamento foi uma resposta ao protesto dos indígenas que já se arrasta por dois dias sem trégua em Bom Jardim. A BR esta interditada na altura do local conhecido como Posto 7.

Os caminhoneiros informaram que só está liberada a passagem para ambulâncias e que a desobstrução só acontecerá após os índios liberam a BR.

Atualizado às 14:39

Aumentou a enorme fila de veículos as margens do Rio Pindaré na cidade de Pindaré – Mirim. Nesse momento a fila já chega ao lado da igreja matriz de São Pedro. Vendedores ambulantes, bares, sorveterias e lanchonetes abriram as portas para atender os motoristas e passageiros que seguem a mais de uma hora a hora de atravessar o rio através da balsa.

20141218_141803[1]

A tendência é só aumentar o número de veículos, enquanto isso, permanece a interdição da BR 316.

20141218_141652[1]

Atualizado às 11:53

Nesse momento uma fila enorme está formada às margens do Rio Pindaré, tanto do lado do município de Pindaré – Mirim, quanto do lado do município de Monção. A fila quilométrica já chega a Praça da Matriz de Pindaré. Carros de passeio, pequenos caminhões e vans se dividem para atravessar o Rio através da Balsa.

20141218_113450[1]
Foto: William Junior/Portal Pindaré
Motorista e passageiros está revoltados com a situação. Os bares da Litorânea de Pindaré abriram as portas e muitas pessoas almoçam por alí mesmo. Vendedor de água não perdeu tempo e adquire um renda extra.
Foto: William Junior/Portal Pindaré
Foto: William Junior/Portal Pindaré

A travessia acontece aos poucos e varia de 4 a 5 veículos por vez.

Atualizado às 9:56

Com a BR 316, na altura do município de Bom Jardim, interditada pelos índios Guajajaras, os motoristas estão fazendo neste momento um desvio pela estrada de terra ao lado da estrada de ferro Carajás, na altura do povoado Barradiço, em Santa Inês. IMG-20141218-WA0000

Um enorme congestionamento está formado no local, enquanto isso, os índio mantém a interdição da BR 316 e dizem que permaneceram bloqueando por tempo indeterminado.

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional dos índios para evitar mudanças nas leis que regulamentam a demarcação e a mineração em terras indígenas.
Os Guajajaras querem barrar a votação da PEC 215. A proposta de emenda à Constituição é de autoria do deputado Almir Sá (PRB-RR), e atribui ao Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas, estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei. Em todo o país, o movimento indígena é contrário à proposta, que diminui o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as demarcações.
O prazo para que a PEC seja votada é até o dia 22. A partir dessa data todos os projetos que estavam em pauta e não foram votados serão arquivados. Foram montadas barricadas para interditar a BR-316 em dois pontos. A Polícia Rodoviária montou uma barreira há uns dois quilômetros do bloqueio.
Drogaria GL

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *