Agricultores rurais são capacitados e recebem aviários

Por: William Junior, em 20 /06 /2014, ás19h30

GEDC1095

Foi encerrado nesta sexta-feira, 20, o curso de manejo e criação de galinha caipira no município de Santa Inês. A formação, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, foi ministrada para agricultores rurais do Povoado Juçaral do Capistrano. O curso havia sido iniciado no último dia 18.

Os agricultores que participaram da capacitação integram um grupo de 10 famílias do povoado, contempladas com o projeto de produção avícola da Secretaria. O projeto foi lançado no dia 21 de maio, no próprio povoado, quando o Prefeito, Ribamar Alves, entregou simbolicamente o material para construção dos aviários.

Na verdade, o curso é uma das fases de instalação do projeto. Os agricultores beneficiados receberão todo o apoio técnico e estrutural. Ou seja, capacitação, as aves, ração e o próprio aviário com capacidade para abrigar 100 pintos. Neste primeiro momento, 5 das 10 famílias já têm o aviário em construção. “Nossa intenção sempre foi e sempre será de impulsionar a agricultura familiar em Santa Inês. Os resultados já estão acontecendo e, certamente, só evoluirão. Todas as medidas necessárias para isso estão sendo tomadas” – diz Fabrício Morais Filho, Secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária.

GEDC1100

O primeiro aviário do povoado já foi concluído. Segundo Ribamar Alves, toda a produção oriunda do projeto será adquirida pela Prefeitura. Assim como a produção de hortaliças, verduras e legumes, as galinhas serão inseridas na alimentação escolar.

Os produtores dizem estar muito entusiasmados. “Criar galinha todos nós sabemos. O que nós nunca tivemos foram as condições para criar em grande escala e, mais importante, ter cliente certo e venda garantida. Agora, esta situação mudou e estamos muito felizes e gratos ao Governo Sem Fronteiras” – diz Leonilde Silva, Agricultora.

Texto e fotos: Pepero Caldas

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.