Alerta! Surto de Dengue, Chikungunya e Zika assusta moradores de Zé Doca

Alerta! Surto de Dengue, Chikungunya e Zika assusta moradores de Zé Doca

Apesar das ações educativas, campanhas, mutirões e até caminhadas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti avança e o Zika vírus, Chikungunya e a Dengue, as famosas doenças que forma a tríplice epidemia, está atingindo assustadoramente os moradores de Zé Doca.

Aedes-aegypti-SITE-03DEZ2015

Nesta quarta-feira, 30, o Hospital Municipal Sesp estava lotado de pessoas que reclamavam de dores nas juntas, febre, vermelhidão nos olhos e outros sintomas característicos das doenças. Isso sem falar nas pessoas que estavam internadas também com suspeitas da doença.

No entanto, em conversa com alguns servidores do hospital, só na segunda-feira, dia 28, mais de 200 pessoas deram entrada no hospital com suspeitas da doença, sendo a maioria com sintomas da Chikungunya.

Mesmo diante do problema grave, nenhum trabalho de nebulização espacial foi ou está sendo realizado na cidade por parte do setor epidemiológico da Regional de Saúde do Estado, onde inclusive recebeu esta semana dois carros fumacê novos (modelo caminhonete Amarok), além de bombas costais para nebulização. O blog tentou ainda contato com o Gestor Regional de Saúde do Estado, Adailton Batista, mas não obteve êxito.

Diante do quadro, o blog também entrou em contato com a secretária municipal de Saúde de Zé Doca, Cristina Oeiras, onde ela explicou que a prefeitura vem realizando desde o mês de janeiro mutirões de limpeza, educação e saúde em todos os bairros da cidade.  Na questão da nebulização espacial, ela informou que o município precisa do apoio do Estado, por meio da regional de saúde para realização do serviço e com a chegada dos carros fumacê, já está sendo preparada uma programação para realizar a nebulização no município.

Cristina explicou ainda que não basta apenas a saúde fazer sua parte, “é preciso que o cidadão seja consciente, o Aedes aegypti  não é responsabilidade apenas do município, a sociedade tem um papel fundamental nesse combate”, disse ela.

Sintomas da Chikungunya

Provoca febre alta, que surge de repente, acompanhada de dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações, erupções na pele e conjuntivite. As dores nas articulações podem ser fortes a ponto de impedir os movimentos, e pode continuar por meses, mesmo depois do fim da febre. Ela não apresenta uma variação hemorrágica, como a dengue.

 

Blog do Maycon Alves

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *