APROVADA PROPOSTA EM DEFESA DO RIO PINDARÉ

Uma moção com 150 assinaturas em defesa da constituição da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré foi aprovada por unanimidade durante a etapa regional da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada ontem, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), em Santa Inês.
Rio Pindaré / Foto: William Junior

A proposta, apresentada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), em conjunto com a Fundação Pró-Natureza, tem como objetivo demarcar o diálogo na Conferência Estadual de Meio Ambiente para formação da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré, que atualmente está sob o domínio da Bacia do Rio Mearim.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Pindaré-Mirim, Benedito das Mercês Castro Neto, presidente licenciado da Fundação Pró-Ntureza, não existe nenhuma razão para a Bacia do Rio Pindaré ficar sob domínio do Rio Mearim.
“As identidades políticas, culturais e, sobretudo, ambientais são distintas. Isso foi o que nos fez pedir a manifestação dos delegados em defesa deste importante símbolo da região do Pindaré”, enfatizou o secretário.
Para o diretor-executivo do Conlagos, Ronald Damasceno, há um território de aproximadamente 1.000.000 de habitantes dentro dessa bacia, que precisa ser valorizada.
“O apoio do Conlagos significa um posicionamento dos municípios que se referenciam com o Vale do Pindaré. Precisamos constituir a discussão sobre a fundamentação técnica para constituição dessa bacia”, disse o diretor.
O Rio Pindaré, principal afluente do Rio Mearim, nasce nas elevações que formam o divisor entre as bacias hidrográficas dos rios Mearim e Tocantins, nas proximidades da cidade de Amarante. Seu percurso total é de quase 686 quilômetros.

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *