Aulas na UFMA serão retomadas na segunda-feira (19)

Aulas na UFMA serão retomadas na segunda-feira (19)

Terminou a greve dos professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na tarde dessa quarta-feira (14) Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma).

ufma

O fim do movimento, que durou 129 dias, deve ser informado oficialmente à reitoria da instituição de ensino nesta quinta (15).

A assembleia convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) definiu a data de retorno às atividades, que ficou para a próxima segunda-feira (19).

Entre as reivindicações, eles exigiam valorização salarial e melhores condições de trabalho. Durante a paralisação, sindicatos e Ministério da Educação (MEC) trocaram críticas sobre falta de diálogo e intransigência.

Negociações

Em um comunicado divulgado no domingo (11), o Andes afirmou que reduziu sua reivindicação de reajuste salarial de 27,3% para 19,7%, além de reestruturação do plano de carreira docente. O governo ofereceu reajuste de 5,5% para agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

Segundo o sindicato, apesar da decisão de encerrar a greve, os docentes e técnicos não aceitaram a proposta, e vão substituir os comandos locais de greve por comandos de mobilização, para seguir reivindicando um aumento salarial mais alto.

Sindicato x Apruma
O impasse entre Apruma e o Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (Sindufma) começou quando o sindicato anunciou o fim da greve no último dia 30 de setembro.  A associação contestou a versão e disse que a decisão da assembleia realizada no dia 24 de setembro foi “construir a saída unificada da greve” em conjunto com o Sindicato Nacional (Andes).

A UFMA, no entanto, publicou em seu site oficial, que já trabalha para o retorno das aulas, com elaboração de duas propostas de calendário acadêmico para serem votadas no Conselho Universitário. Segundo a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, o prazo para a conclusão do primeiro semestre 2015, interrompido com a greve, é de até 45 dias. A suspensão da greve aconteceu apenas após assembleia realizada no dia 8 deste mês.

Greve da UFMA
Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) decidiram entrar em greve no dia 10 de junho contra os cortes de recursos das instituições federais de ensino. A paralisação teve âmbito nacional.

Na época, a Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) revelou que desde o ano de 2013 o governo federal não cumpre acordos assinados. Além disso, o governo nunca teria apresentado nenhuma proposta efetiva para apresentar a pauta dos docentes federais.

Do G1 MA

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *