Secretaria de saúde de Pindaré alerta para o diagnóstico da Virose e Dengue

Secretaria de saúde de Pindaré alerta para o diagnóstico da Virose e Dengue

Essa época do ano já é marcada pelo aumento das viroses em todo o país levando a inúmeras doenças. Causada por um vírus, essas doenças podem gerar dor abdominal similar a cólica, enjoo, vômito, diarreia, febre, dor de cabeça, perda de apetite e às vezes até febre, o que deixa dúvidas entre os doentes, já que os sintomas são parecidos com a Dengue.

Portal Pindaré
Enfermeira de imunização da secretaria municipal de saúde, Iderlania Sousa

Em Pindaré – Mirim não está sendo diferente. O número de casos de viroses cresce a cada dia e consequentemente trás um alerta para a população com os cuidados com a saúde. Apesar da quantidade de casos relatados, muitas pessoas não procuram o atendimento médico e acabam se automedicando.

De acordo com a enfermeira de imunização da secretaria municipal de saúde, Iderlania Sousa, “Nesse período já são esperados o aumento das doenças respiratórias e a vigilância epidemiológica aumenta o controle na questão da Dengue, da Febre Chikungunya, que também apresentam sintomas parecidos com viroses que é a febre, dor no corpo e dor de cabeça.”

Há apenas oito casos notificados, isso porque, muitas pessoas que estão com a doença não procuram o atendimento médico. Com isso, reforça a enfermeira da vigilância epidemiológica Danniele, que as pessoas que estiverem com esses sintomas devem procurar as unidades de saúde e não fazer a automedicação, que no caso da Dengue, pode levar a hemorrágica.

_ A gente sempre orienta a população que após sentir febre, dor de cabeça e dor no corpo, já pode ser considerado como suspeita de dengue ou chikungunya. Muitas pessoas estão com esses sintomas e acham que é gripe e acaba não indo nas unidades básicas de saúde. Enfatiza a enfermeira de imunização, Iderlania Sousa.

Durante esse período, a secretaria municipal de saúde vem intensificando as ações de combate a essas doenças com campanhas, distribuição de panfletos, orientações e visitas à residências afim de acabar com os focos que podem gerar o mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.

Fique Ligado!

Como tratamento para a virose, é indicada a ingestão de grandes quantidades de líquidos como água ou isotônicos, além de evitar refrigerantes e sucos industrializados. “A água de coco é um excelente repositor para estes casos. Em caso de persistência dos sintomas, deve-se procurar atendimento médico. A virose costuma ser uma doença benigna e que resolve sem tratamento específico”, enfatiza o infectologista.

Para evitar o contágio da virose é recomendado higienizar adequadamente as mãos, sempre depois de ir ao banheiro e antes de preparar ou ingerir quaisquer alimentos.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *