MARANHÃOSANTA INÊS E REGIÃO

Bares e restaurantes voltam a funcionar dia 29 de junho, anuncia Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira (19), fez um panorama da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Maranhão.

De acordo com Flávio Dino, a linha que o Governo do Maranhão está seguindo é a da ponderação, do equilíbrio. “Estamos mantendo uma postura cautelosa”, disse o governador do Estado.

Durante a entrevista coletiva, Flávio Dino mostrou os números mais atualizados da Covid-19 no Maranhão, divulgados no último boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante sua fala, o governador mostrou que o número de pessoas curadas é quase o dobro do de casos ativos. Os casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão é de 66.091, enquanto os casos ativos é de 22.711.

Outro dado apresentado pelo governador, foi a taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, que está 2,48%, estando bem abaixo da taxa nacional, que é de 4,9%.

De acordo com Flávio Dino, o Maranhão começou o processo de desativação de leitos exclusivos para a Covid-19, levando em consideração a diminuição do número de casos da doença e com a finalidade de diminuir gastos públicos com alugueis de prédios privados. Esse processo gradativo iniciou pela capital maranhense.

Novas medidas

Academias retornam suas atividades, de forma gradual, a partir desta segunda-feira (22). Segundo o governado Flávio Dino, mesmo com a rebertura, esses estabelecimentos estarão em constante fiscalização.

Bares e restaurantes voltam a funcionar a partir do dia 29 de junho, também obedecendo a protocolos sanitários.

A retomada dos treinos dos times maranhenses de futebol ocorrerá a partir do mês de julho e a volta dos jogos no mês de agosto. Segundo Flávio Dino, as demais modalidades esportivas ainda não têm uma data para o retorno.

Volta às aulas

As aulas presenciais nas instituições de ensino estão fixadas para retornarem a partir do dia 1º de agosto. “Se houver algum retrocesso – eu espero que não ocorra e luto para que não ocorra – essa data pode ser modificada”, explicou Flávio Dino.

Outra medida anunciada por Flávio Dino, foi a possibilidade de oferta aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, se desejarem, fazerem o 4º ano do Ensino Médio em 2021, devido aos prejuízos estudantis causados pela pandemia do novo coronavírus.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, na noite dessa quinta-feira (18), pela SES, o Maranhão tem 66.091 casos confirmados da Covid-19, com 1.607 mortes. Em seu relatório, a SES contabilizou 37 óbitos e 1.356 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 120 na Região Metropolitana de São Luís, 42 em Imperatriz e 1.194 nas demais regiões.

Em seu boletim mais atualizado, a SES revelou que 41.773 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, 2.387 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A SES ainda anunciou que o número de municípios maranhenses com pacientes infectados pela Covid-19 permanece em 213. Segundo a SES, apenas quatro cidades do estado ainda não registraram casos de coronavírus: Lagoa do Mato, Loreto, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar