Biblioteca Municipal de Pindaré Mirim ganha acervo com mais de 100 livros

Biblioteca Municipal de Pindaré Mirim ganha acervo com mais de 100 livros

Uma solenidade marcou a entrega de um acervo de livros para a Biblioteca Municipal de Pindaré Mirim na manhã desta sexta – feira (30). A entrega foi feita pela Secretaria de Estado da Cultura, através  da Biblioteca Pública Estadual. A cessão foi feita pelo próprio secretário de Estado da Cultura, professor Felipe Camarão.

Mais de 100 livros foram entregues na manhã desta sexta - feira (30) a Biblioteca Municipal de Pindaré Mirim. Foto: William Junior/Portal Pindaré
Mais de 100 livros foram entregues na manhã desta sexta – feira (30) a Biblioteca Municipal de Pindaré Mirim. Foto: William Junior/Portal Pindaré

O evento foi realizado na Biblioteca Municipal e contou com a presença de representantes do poder executivo e da secretaria de educação, além dos representantes de movimentos culturais. Houve a presença também da coordenadora do Sistema de Biblioteca Pública do Maranhão, Aline Nascimento, do secretário de cultura do município, José de Ribamar e o secretário de cultura do Maranhão, Felipe Camarão.

Secretário José de Ribamar deu boas vindas ao secretário de Estado e agradeceu pelas doações. Foto: William Junior/Portal Pindaré
Secretário José de Ribamar deu boas vindas ao secretário de Estado e agradeceu pelas doações. Foto: William Junior/Portal Pindaré

“É um prazer enorme receber o secretário, junto com nosso povo. Estamos de coração aberto, para receber da mão dele essa importância que é muito bom para o Pindaré. Quero em nome de toda a cultura, do nosso povo, da nossa gente, dar boas vindas a ele. Fico muito feliz de receber ele em nossa cidade e apresentar para nosso povo.” Agradeceu o secretário municipal de cultura, José de Ribamar.

acervo6
Mestre da cultura, Euzamar Medeiros e Maria Caxeira. Foto: William Junior/Portal Pindaré

Grandes nomes da cultura participaram da solenidade, dentre eles estavam o historiador e mestre da cultura, Euzamar Medeiros, a cantora de toadas, Maria Cordeiro e Maria Caxeira. Seu Euzamar Medeiros falou sobre a desvalorização da cultura, Maria Cordeiro entoou a toada que traz a mulher em evidência, e Maria Caxeira animou o evento com as caxeiras.

acervo2
Aline Nascimento, coordenadora do Sistema de Biblioteca Público do Estado. Foto: William Junior/Portal Pindaré

A ascensão das Bibliotecas Públicas Municipais tem sido o alvo de sua coordenação em todo o Maranhão. “Nosso propósito é tornar a biblioteca pública visível. Que a comunidade tenha essa noção de pertencimento. Nós estamos trazendo hoje 103 livros pra cá e o que a gente quer que esses livros sejam colocados a disposição da comunidade o mais rápido possível. Nós temos aqui um espaço maravilhoso, lá fora temos uma área coberta magnífica, onde possamos trazer crianças para dentro da biblioteca para ler. Que essa biblioteca se torne cada vez mais viva.” Destacou Aline Nascimento, coordenadora do Sistema de Biblioteca Público do Estado.

Secretário de Estado da Cultura, Camarão
Secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão. Foto: William Junior/Portal Pindaré

Dentre a variedade de livros do acervo, estão diversas obras da literatura infantil e uma novidade é o Livro do Código de Proteção e Defesa do Consumidor em braile. O Secretário de Estado da Cultura ressaltou a importância dessa doação e destacou o trabalho que o Governo do Maranhão vem realizando em todo o Estado.

acervo5

_O Programa Mais Cultura e Turismo veio para fazer também o intercâmbio cultural. Levar as manifestações culturais para a capital e valorizar o que vocês fazem. A cultura popular tem que ser preservada, mas não podemos esquecer as outras linguagens culturais e por isso estamos fazendo esse gesto de doação com intuito de que essa biblioteca possa cada vez mais ser difundida e valorizada. Finalizou o secretário estadual, Felipe Camarão.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *