Boi Milagroso de Pindaré preparado para a temporada junina 2016

Por: William Junior, em 20 /06 /2016, ás09h34

A cidade de Pindaré Mirim dispõe de várias manifestações culturais e folclóricas. O Boi Milagroso é uma delas e ele surgiu de uma promessa no ano 2000, onde após a promessa o boi seria morto. Porém, a família concordou em manter a tradição e criou a Associação Comunitária e Cultural de Pindaré e tem como organizadora a Maria do Livramento.

boi milagroso 02

Fotos: Arquivo/Portal Pindaré

No inicio, o Boi Milagroso era apenas sotaque de Matraca e em 2009 foi acrescentado o sotaque de orquestra, que apesar de não fazer parte da tradição dessa região e embora algumas críticas, conseguiram não apenas o sucesso que hoje tem em todo o Maranhão, como também muitos jovens aderiram ao grupo.

boi milagroso

Durante todo o ano o Boi Milagroso esteve em atividades, integrando cada vez mais a juventude. Além da agenda já praticamente fechada para a temporada, em setembro estarão em Piracicaba (SP), por meio do Centro de Cultura Nordestina representando o Maranhão.

boi milagroso 03

“Diferente do que muitos pensam que a cultura é ‘coisa de quem não tem o q fazer’. É extremamente importante que possamos difundir à sociedade que a capacidade de produção cultural é o que nos diferencia como pessoas numa saciedade. Por tanto é um privilégio poder está contribuindo no resgate de nossas crenças e costumes.”, diz Junior Estrela.

Hoje com 80 componentes, o Boi Milagroso está preparado para abrilhantar os arraiais do Maranhão e da cidade de Piracicaba em São Paulo no mês de setembro. Em Pindaré Mirim, o Boi Milagroso irá se apresentar no Arraial de São Pedro nesta terça – feira (21).

VEJA O VÍDEO DO ENSAIO

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.