Boi Milagroso e Dança indígena Upaon – Açú se apresentam hoje no Arraial de São Pedro 2016

Boi Milagroso e Dança indígena Upaon – Açú se apresentam hoje no Arraial de São Pedro 2016

Em mais uma noite do Arraial de São Pedro 2016 hoje com grandes atrações: O Boi Milagroso do Pindaré e a Dança Indígena Upaon Açu. As apresentações acontecem logo após a Novena de São Pedro que inicia todas as noites às 19 horas na igreja matriz.

boi milagroso

BOI MILAGROSO

A cidade de Pindaré Mirim dispõe de várias manifestações culturais e folclóricas. O Boi Milagroso é uma delas e ele surgiu de uma promessa no ano 2000, onde após a promessa o boi seria morto. Porém, a família concordou em manter a tradição e criou a Associação Comunitária e Cultural de Pindaré e tem como organizadora a Maria do Livramento. No inicio, o Boi Milagroso era apenas sotaque de Matraca e em 2009 foi acrescentado o sotaque de orquestra.

boi milagroso 02

Hoje com 80 componentes, o Boi Milagroso está preparado para abrilhantar os arraiais do Maranhão e da cidade de Piracicaba em São Paulo no mês de setembro. Em Pindaré Mirim, o Boi Milagroso se apresenta hoje no Arraial de São Pedro.

DANÇA INDÍGENA UPAON – AÇU

A Dança Indígena Upaon – Açu tem sua história iniciada em 22 de abril de 2001 quando foi fundada a Associação Folclórica Bumba – Meu – Boi Novilho da Palmeira, a mesma foi fundada pelo cantor e compositor, Aquiles Gaspar Serra, o popular ‘Lobo do Pindaré’. Cinco anos depois, a entidade muda para a cidade de Matinha, terra natal do seu criado e muda de nome, passando a ser chamada de Associação Folclórica Upaon-Açu (AFGUA).

Arquivo Pessoal: Kelbya Frazão.
Arquivo Pessoal: Kelbya Frazão.

Em Pindaré Mirim, 45 componentes fazem parte da dança indígena Upaon-Açu, incluindo 7 destaques e 10 na organização. Os ensaios para essa temporada iniciou no dia 5 de março. Foram três meses de preparação, de segunda a sábado com duas horas e meia por dia de ensaio. E hoje fazem um ensaio redondo no Arraial de São Pedro.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *