Brasil deverá ter hoje seu primeiro cidadão executado no exterior

Por: William Junior, em 17 /01 /2015, ás11h09

O brasileiro Marco Archer Cardoso, de 53 anos, deverá ser executado às 15h deste sábado (17), madrugada no horário local da Indonésia, após o governo local ter rejeitado pedido da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para reverter a pena.

brasileiro executado

Será a primeira vez na história que um brasileiro é executado por um governo do Exterior.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, negou apelo da presidente Dilma, feito por telefone, para que Archer e Rodrigo Gularte, outro brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas, não fossem executados.

Até a manhã deste sábado (17), o horário da execução não havia sido informado pelas autoridades locais. O fuso-horário de Jacarta, capital do país, está nove horas adiantado em relação ao horário de Brasília.

Instrutor de voo livre, Archer foi preso em 2003, quando tentou entrar na Indonésia com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.

O brasileiro foi condenado em 2004 e, desde então, foram inúmeras as tentativas de reverter a pena.  Muitas delas vieram do governo brasileiro que, desde a condenação, tenta em vão evitar a execução dos dois brasileiros. Foram enviadas seis cartas, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.

Do R7

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.