Câmara de vereadores aprova o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração

Câmara de vereadores aprova o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração

 

Foi aprovado na sexta-feira, 30, na Câmara dos Vereadores de Santa Inês, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores municipais. O Projeto de Lei 012 havia sido assinado pelo Prefeito Ribamar Alves no dia 27 de maio, durante evento realizado no auditório da Prefeitura, que teve participação expressiva da categoria.

Os professores lotaram a galeria da Câmara dos Vereadores. Acompanhar a votação e, principalmente, a aprovação do Plano que valida à profissão dos educadores foi realmente um momento histórico. Depois de décadas de luta, encontrar a valorização do Poder Público gerou sentimento de satisfação. “Este é um grande passo para nossa categoria. Nunca tivemos uma administração preocupada com a gente como esta agora. Isso nos anima ainda mais” – enfatiza Francisca Rocha, Professora.

No entanto, para a Direção do Sindicato dos Professores – Sinproesemma em Santa Inês – o resultado não foi totalmente satisfatório. Os vereadores da oposição criaram uma emenda que alterou o valor do salário inicial, passando de R$ 1.070,00 para R$ 1.697,37, o valor do piso salarial nacional. Embora a favor de um salário mais expressivo, o Sinproesemma teme que o município não tenha condições de pagar o montante, podendo causar o veto do Plano com base na Lei de Responsabilidade Fiscal que estipula 60% dos recursos da educação para pagamento dos professores.

Embora aprovado, o Plano de Cargos e carreiras dos professores ainda será submetido à revisão pelos vereadores e então enviado para sanção do Prefeito.

Segundo o Prefeito, Ribamar Alves, desde que assumiu a gestão do município, o diálogo com a categoria foi estreitado e todo o plano havia sido preparado com bastante cautela para não prejudicar nenhuma das partes. “Se o nosso mandato fosse encerrado hoje, ficaríamos muito felizes. Pois este Plano de Cargos e Carreiras dos professores marca um enorme avanço para melhoria da educação no município. Sem falar que ele traz consigo um conglomerado de direitos e garantias para a categoria para sempre” – destaca Ribamar Alves.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *