Campanha de combate a Dengue e a Chikungunya é intensificada em Pindaré

Campanha de combate a Dengue e a Chikungunya é intensificada em Pindaré

 

Todo ano é promovida pela Secretaria de Saúde de Pindaré – Mirim, através da coordenação de vigilância epidemiológica, ações de combate a dengue, porém este ano o perigo aumentou e a responsabilidade de todos também. Além da dengue estão lidando com o risco da chikungunya. Apesar de não haver nenhum caso confirmado da Febre Chikungunya na cidade, a prevenção acontece em paralelo a dengue já que as duas doenças têm o mesmo transmissor, o Aedes aegypti.

campanha dengue

Como medidas preventivas estão sendo realizadas ações nos bairros com as equipes das Unidades Básicas de Saúde  e agentes de endemias, com visitas domiciliares com intuito de alertar a população sobre  a  importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

campanha da dengue

Como as doenças apresentam o mesmo vetor, os cuidados com a prevenção são os mesmos. As doenças também apresentam sintomas semelhantes.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações e dor de cabeça e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo menos frequente que nos casos de Dengue.

Para evitar a transmissão do vírus é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da Dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão aptas para receber os pacientes com sintomas de Dengue ou Chikungunya. Desta forma, o acolhimento a este usuário deve ser feito diretamente na UBS mais próxima e quando necessário encaminhar ao hospital.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *