Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa nesta segunda-feira(06)

Por: William Junior, em 03 /08 /2018, ás16h44

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e o sarampo começa na segunda-feira (6).  A campanha seguirá até 31 de agosto. No ano, o Brasil soma 822 casos confirmados de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que já foram imunizadas podem tomar novamente a vacina. A pasta afirma que a campanha tem três objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente.

vacinacao

O objetivo da campanha em São Luís é proteger a população contra as doenças e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 95% de 61.700 crianças pertencentes ao grupo prioritário. Um total de 63 postos estarão abertos para vacinação. Crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo.

Ainda como parte da estratégia para garantir uma maior cobertura, a campanha em São Luís foi iniciada dia 23 de julho, 15 dias antes do início da mobilização nacional definida pelo Ministério da Saúde que começa somente na segunda-feira (6) de agosto.

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.