Coluna Nossa Cultura – CULTURA, POR QUE INCOMODA?

Por: William Junior, em 03 /11 /2017, ás09h43

Por Jojoh Fersan  em 01.11.2017.

 Colunista Jojoh Fersan

A cultura distingue e desperta para conhecimento e envolvimento pelo bem comum, fortalecendo laços e abrindo os espaços de forma transparente onde cada um pode num exercício de plena cidadania, exteriorizar sentimentos e posicionamentos em benefício coletivo da sua história em sociedade.

Cultura é toda a vivência do ser humano em sociedade. É o conhecimento que se herda naturalmente de geração em geração na educação familiar, é o compartilhar de informações que servirão como manual para a própria sobrevivência e desenvolvimento coletivo e individual de cada pessoa.

A palavra cultura anteriormente se relacionava ao cuidado agrícola com a terra, ou seja, plantar, cultivar e colher. Depois cultura foi relacionada ao erudito ou ao conhecimento intelectual. Mas, com o desenvolvimento da antropologia e sociologia a palavra cultura ganhou significados abrangentes englobando os costumes, as crenças, instituições, produções artísticas etc.

Por todas as sociedades no mundo seja indígena ou não, do oriente ou ocidente, existe um legado cultural. Sem haver distinção entre cultura A ou cultura B,  definindo se uma é melhor ou pior, e sim vastos conhecimentos e diferentes formas de responder os questionamentos existenciais do ser social no decorrer da historia.

Na memória de uma sociedade que, por mais que passe o tempo que for, todo aquele conhecimento que lhe forjou como membro com a sua devida importância para a construção e crescimento da sua sociedade, estará sempre como referência de um legado essencial para a sobrevivência de um povo.

Por esse motivo, não tem nenhuma sociedade sem informações e aprendizagem do povo que está ligado por uma mesma linguagem (cultura). Dessa forma então, não existe um ser humano que não possua uma história ou herança cultural.

Um povo sábio e que alcança o progresso com mais facilidade é aquele que sabe preservar o seu valor mais importante, que é sua identidade e que sempre fará uso de sua história para preservar a sua dignidade.

Quem desconhece isso, não sabe e nem está hábil para conduzir ao progresso uma sociedade.

Então, “Não ha sociedade desenvolvida sem cultura do mesmo modo que não há ser humano que não possua cultura” Concorda?  “E a Cultura, incomoda por que?” Deixe o seu comentário.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.