Com estudantes de Pindaré Mirim, equipe do Iema vence Torneio Internacional de Robótica em João Pessoa

Por: William Junior, em 06 /06 /2017, ás18h53

Alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foram premiados no Torneio Internacional de Robótica (ITR), realizado em João Pessoa nos dias 02 e 03 de junho. Com mais esta vitória, na quinta competição, foram ganhadores em todas.

equipe iema campea

O Torneio em João Pessoa reuniu 220 equipes de países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Paraguai. Dentre as equipes, 150 foram do Brasil. A equipe do Iema foi formada por três alunos da unidade de São Luís, três da unidade de Pindaré-Mirim e mais dois professores. O grupo se apresentou em cinco modalidades: dança, viagem ao centro da terra, resgate no plano, resgate de alto risco e cabo de guerra.

O aluno Miguel Arcângelo, do Iema de Pindaré-Mirim, destaca as mudanças após fazer parte destes torneios. “A robótica influenciou muito nas matéria de exata, porque inclui a eletrônica, matemática, química e também um pouco de outras matérias, como a História, e isso melhorou até meu rendimento escolar, porque acabei me aprofundando em todas a matéria. O Iema tem uma grande diferença, inclusive no meu projeto de vida”, relatou o estudante, que acaba de chegar de João Pessoa e embarcará para o Japão.

Torneio

O conjunto do Iema consagrou-se campeão geral do ITR, conquistando o 1º lugar nas categorias cabo de guerra e resgate de alto risco, e a 2ª posição em dança e cabo de guerra. Formada pelos alunos Miguel Arcângelo (agropecuária/Pindaré), Matheus Celen (Recurso Pesqueiro/Pindaré), Suzana Carla (Agropecuária/Pindaré), Ana Célia (Meio Ambiente/São Luís), Yann Christian (Informática/São Luís), Amanda Diniz (Informática/São Luís), e pelos professores Fabio Aurélio e Thiago Gomes, a vitoriosa equipe do Iema ratifica o incentivo e a vocação do instituto na área de robótica.

A equipe conseguiu credenciamento com a vitória de Portugal, que foi primeiro lugar em país estrangeiro. Agora levará para o Japão um robô que vai dançar bumba boi. Os estudantes embarcam nos dias 27 a 30 de julho, marcando o nome do Maranhão no cenário da robótica internacional.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.