Começa a temporada de ensaios de bumba – meu – boi em Pindaré Mirim

Começa a temporada de ensaios de bumba – meu – boi em Pindaré Mirim

A alegria contagiante do mês junino está chegando e as turmas de bumba-meu-boi se preparam para mais uma temporada de noitadas em todo o Maranhão. Nos quatro cantos do estado, o batuque dos tambores, matracas e pandeirões são muito ouvidos e o mês mais festivo recebe uma grande quantidade de turistas de vários lugares do país.

ensaio de bumba meu boi

Em Pindaré Mirim, o mês junino não é diferente e os ensaios de bumba-meu-boi iniciaram no sábado (22) em vários locais da cidade. A noite foi do sotaque das matracas e tambores até o dia amanhecer.

Arquivo

 

Apesar de ainda não usarem as vestimentas para essa temporada, os brincantes iniciaram em grande estilo e os pindareenses caíram na chamada ‘roda do boi’. No mês de maio os ensaios devem ser intensificados e em junho inicia mais uma temporada em várias noitadas do sotaque de matraca do bumba-meu-boi pindareense.

Bumba Meu Boi

É uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. Nessa encenação, semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas e teatro. Em cada parte do país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-meu-boi, no Maranhão; Boi Calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de mamão, em Santa Catarina e boizinho no Rio Grande do Sul.

Pesquisadores acreditam que o festejo teve origem no nordeste no século XVII, durante o Ciclo do Gado, quando o boi tinha grande importância simbólica e econômica. Na época, o animal era criado por colonizadores que faziam uso de mão de obra escrava. A lenda na qual se baseia o Bumba-meu-boi reflete bem essa organização social e econômica.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *