Cresce número de mulheres na Câmara de Vereadores em Pindaré Mirim

Cresce número de mulheres na Câmara de Vereadores em Pindaré Mirim

No último domingo, 02 de outubro, 19.995 eleitores foram às urnas escolher o prefeito e os 13 vereadores para o próximo mandato a partir de janeiro de 2017, em Pindaré Mirim. O prefeito eleito foi o candidato pelo PCdoB, Henrique Salgado, com 10.059 votos. Dos 13 vereadores eleitos, 04 são mulheres.

Vereadoras eleitas em Pindaré Mirim. Dir. para esq.: Caçula Muniz (PCdoB), Judite Maria (PMDB), Prof.ª Silvia (PDT) e Bobó (PSB).
Vereadoras eleitas em Pindaré Mirim. Dir. para esq.: Caçula Muniz (PCdoB), Judite Maria (PMDB), Prof.ª Silvia (PPS) e Bobó (PSB).

A disputa foi acirrada e para o mandato de janeiro de 2017 a dezembro de 2020, a Câmara Municipal será ocupada por quatro mulheres, sendo elas: Irenilde Pinheiro Lopes – Bobó (PSB) com 1.131 votos; Caçula Muniz (PCdoB) com 857 votos; Judite Maria (PMDB) com 674 votos e Silvia de Jesus – Prof.ª Silvia (PPS) com 274 votos.

Com isso, a representação feminina na Câmara saltará de 15% para 31%. No atual mandato, apenas duas mulheres ocupam vagas no Poder Legislativo. Vale destacar também que no Poder Executivo para o próximo mandato terá também uma representante, a vice-prefeita eleita Anne Cleide Carcará.

REELEIÇÃO

Dos 11 vereadores que disputaram a reeleição, apenas 08 se reelegeram: Bobó (PSB), Antônio (PV), Judite (PMDB), Márcio (PC do B), Luis de Areias (PDT), Carlinhos de Areias (PSC), Chesman (REDE) e Pepê (PMDB). Já os parlamentares, Mazinho (PDT), Fogoió (PTB) e Laércio (PT), não se reelegeram. Os atuais vereadores, Zé Victor e Éden Wilson não disputaram a reeleição.

BANCADAS

O prefeito eleito, Henrique Salgado, fez a maioria dos vereadores. Foram oito eleitos: Bobó, Caçula Muniz, Prof.ª Silvia, Luis de Areias, Neném, Zé Neguinho, Coió e Márcio Mendes. A oposição terá cinco parlamentares: Judite Maria, Carlinhos de Areias, Pepê, Antônio de Cabeça Branca e Chesman.

BANCADAS POR PARTIDO

A divisão por partido político ficou assim:

PC do B/PMDB/PDT e PPS: Dois vereadores cada
PV/REDE/PSC/PR/PSB: Um vereador cada

VEJA TAMBÉM
A reconstrução de nossa cidade é o nosso maior objetivo, diz Henrique Salgado após a vitória
Cresce número de mulheres na Câmara de Vereadores em Pindaré Mirim
Eleições 2016 foi tranquila em Pindaré Mirim
Henrique Salgado é eleito prefeito de Pindaré Mirim
Veja a lista dos vereadores eleitos em Pindaré Mirim
Prefeitos eleitos na região do Vale do Pindaré
Vianey Bringel vence Ribamar Alves com mais de 26 mil votos de diferença
Drº Francisco é eleito prefeito de Bom Jardim
Veja lista de prefeitos eleitos em 216 cidades do Maranhão
Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide vão ao 2º turno em São Luís

 

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *