Cresce o número de mesário voluntário nas eleições 2016

Cresce o número de mesário voluntário nas eleições 2016

A divulgação de informações na imprensa e nas redes sociais sobre as vantagens de ser mesário voluntário, realização de reuniões, visitas a faculdades, distribuição de cartazes e panfletos, veiculação de peças gráficas em outdoors e traseiras de ônibus, entre outras ações, resultaram num acréscimo de 20% em relação ao número de 2014 de pessoas que se dispuseram a funcionar como mesário voluntário.

mesario

Estes e outros dados foram apresentados ao desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, pelo grupo de trabalho que cuida do projeto. De acordo com os números, em 2014 foram 6.679 eleitores que participaram das eleições como mesários voluntários e em 2016 serão 8.028, sendo 4.888 no interior do estado e 3.140 na capital.

A principal motivação relatada pelos voluntários que aceitaram responder pesquisa foi de estarem contribuindo para a cidadania (1.692), seguida de horas extracurriculares (1.223), desempate em concurso público (904), dispensa do serviço pelo dobro de dias de convocação (386) e critério para desempate em promoção no serviço público (98).

Com o projeto Mesário Voluntário, a Justiça Eleitoral busca contar com o apoio de cidadãos conscientes de suas atribuições e comprometidos com a atividade a ser desempenhada, garantindo, dessa forma, transparência no processo eleitoral. Isto porque as eleições são de interesse de toda a comunidade e o trabalho dos mesários, juntamente com os servidores da JE, garante que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.

Para ser mesário voluntário é preciso ser eleitor maior de 18 anos em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Atualmente, as instituições que mantêm convênio com o TRE-MA são a FAMA, Unibalsas, FAESF, FACAM, FAEME, Pitágoras, CEST, São José; Estácio São Luís; IESM, Florence, SEDUC, Ceuma, UNDB, UEMA, UFMA, UVA, FACEMA e FEBAC.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *