Deputado propõe que eleitores não votem mais no candidato e sim numa lista definida pelos partidos

Deputado propõe que eleitores não votem mais no candidato e sim numa lista definida pelos partidos

Em Brasília, estão em debate mudanças na atual legislação eleitoral. Os projetos têm que ser votados e aprovados nos próximos meses para começarem a valer já nas eleições de 2018.

lista fechada

O relator da Comissão da Reforma Política na Câmara disse que vai propor no relatório a lista fechada, quando o eleitor não vota no candidato e sim numa lista definida pelos partidos.

relator

A lista fechada aparece no mundo há muito tempo e 80% do mundo pratica a lista fechada. Se é um problema conjuntural brasileiro, não pode dirigir as nossas teses e as nossas decisões”, disse o deputado Vicente Candido (PT-SP), relator da reforma política.

Além de Vicente Candido, a lista fechada já tem o apoio dos presidentes da Câmara e do Senado, os dois citados na Lava Jato. Em São Paulo, Rodrigo Maia chamou a lista de pré-ordenada.

“Eu tenho defendido a lista pré-ordenada pelo financiamento público, mas eu acho que qualquer modelo dos que existem no mundo, não uma nova invenção brasileira, qualquer desses que têm dado certo há anos nos EUA ou na Europa, eles precisam ser testados no Brasil. Então é o que eu defendo, é o que eu acredito que o Brasil não pode entrar na próxima eleição com esse sistema eleitoral do jeito que está”, afirmou Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para muitos parlamentares, a lista fechada vai fortalecer o poder dos dirigentes partidários, já que eles vão indicar a ordem dos candidatos na lista. O que, segundo eles, vai dificultar a renovação na política. E há ainda a possibilidade de que os atuais parlamentares tenham preferência na lista. Para muitos, é a garantia de que eles mantenham o foro privilegiado.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *