Editorial: Esperança de um patrimônio restaurado – Por Wanderley Silva

Editorial: Esperança de um patrimônio restaurado – Por Wanderley Silva

Por: Wanderley Silva

O engenho central é o maior patrimônio histórico de Pindaré Mirim. No final do século XIX na época de seu funcionamento, com a produção de açúcar, foi fonte de renda e uns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da cidade. Hoje atrai muitos turistas, mas se vê abandonado, podendo ser muito bem aproveitado e os pindareenses vivem na esperança que o patrimônio seja restaurado.

Foi instalada a grande usina açucareira em 1880, onde começou a evolução do município, aumentando a sua população. O desenvolvimento da cidade se deu muito pelo Engenho central e o rio Pindaré, que atraíam muitas pessoas do Maranhão e de outros Estados. Nessa época produzia muitos quilos de açúcar, e era considerada uma das melhores usinas do Brasil trazendo muitos lucros e rendas para o município. O fim foi pelo fato das dívidas terem se acumulado e de não quererem dividir lucros com os fornecedores de cana de açúcar, portanto os fornecedores deixaram de fornecer as matérias primas para a produção e o engenho ficou sem capital para pagar as dívidas, depois virou um monumento histórico.

O cartão postal da cidade de Pindaré Mirim é o grande Engenho central, no passado trouxe muitos lucros e ajudou no desenvolvimento do município, mas hoje é apenas um atrativo turístico. Com o passar do tempo o engenho foi se deteriorando e com alguns pontos já comprometendo a estrutura. Além desse desgaste do tempo, ele está sendo usado com depósito de lixo e propagandas publicitárias e garagem. O engenho está para Pindaré assim como o coração está para o corpo humano. Os pindareenses ficam indignados e entristecidos ao verem seu patrimônio em total abandono.

Dessa forma, vemos que o Engenho Central se transformou apenas em um monumento histórico tendo somente o seu significado na história. Haja vista sua importância e o que ele pode trazer de benefícios, elaboraram projetos que infelizmente só existe no papel. Seria um grande presente ter o Engenho Central restaurado, como um coração saudável para a cidade, sendo um local de lazer, atraindo pessoas de fora, gerando trabalho e se tornando um grande centro cultural.

 

Wanderley Silva - Editor do Portal Pindaré
Wanderley Silva – Editor do Portal Pindaré

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *