Eleições para gestores e auxiliares escolares acontecem na escola CEMA e Vasconcelos

Eleições para gestores e auxiliares escolares acontecem na escola CEMA e Vasconcelos

 

Acontece durante toda esta quinta – feira (10) a eleição direta para adjunto e diretor das escolas da rede estadual de ensino em todo o Estado do Maranhão. Em Pindaré Mirim, a eleição acontece em chapa única apenas no Centro de Ensino ‘José Sarney Costa’ (CEMA) e no Centro de Ensino ‘Francisco das Chagas Vasconcelos’.

cema

Na Escola Cema, apenas a professora Rosalia Eunice Medeiros foi aprovada no Exame de Certificação e concorre em chapa única ao cargo de Gestora Adjunta. Já na escola Vasconcelos, tem uma chapa composta pelo professor Vagner para gestor geral e Jardilson Sodré para gestor adjunto.

No Centro de Ensino ‘Nagib Haickel’ (CAIC) e no Centro de Ensino ‘Jerusa da Silva Rabelo’ os candidatos não foram aprovados no Exame de Certificação. Os mesmo não tiveram um aproveitamento mínimo de 70% na prova. Já na escola ‘Joana Fernandes’, no povoado Morada Nova, não houve candidatos.

O processo consiste em três fases que iniciou com a inscrição com apresentação de plano de trabalho, exame de certificação onde o candidato passou por uma prova e por último a votação. Na escola Cema, apenas a professora Rosalia Medeiros foi aprovada e concorre em chapa única ao cargo de Gestora Adjunta. Na escola Vasconcelos, tem uma chapa composta pelo professor Vagner para gestor geral e Jardilson Sodré para gestor adjunto.

De acordo com o Decreto que regulamenta as eleições, os cargos vagos serão preenchidos por exclusiva indicação do Poder executivo. Portanto, a decisão será tomada pelo governador Flávio Dino. Ainda não há critérios oficializados para a escolha, sendo que isso será decidido após as eleições. Nas escolas que não haverá eleição, as indicações também será do Poder Executivo.

A votação será realizada durante toda esta quinta – feira (10) em todo o Estado das 8h às 20h na escola CEMA e Vasconcelos. Tem direito a voto os professores e demais funcionários, pais ou responsáveis e alunos. Estarão aptos a votar que já se credenciou  e quem ainda não se cadastrou poderá votar desde que comprove vínculo com a escola.

Para a eleição ser validada, é necessário que haja um quórum de no mínimo 50% de cada segmento. Portanto é importante que todos compareçam. Após a votação segue a apuração imediata dos votos.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *