EM PINDARÉ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI LEMBRADO EM UM GRANDE MOVIMENTO REALIZADO NO ENGENHO CENTRAL

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca o assassinato do líder Zumbi dos Palmares, após sua dura luta contra o racismo, a opressão e as desigualdades sociais.

Para relembrar esse fato, o Grupo de Capoeira Nação Palmares de Pindaré realizou um grande movimento – 3º Encontro da Cultura Negra, Iê Viva Zumbi dos Palmares. O Encontro iniciou pela manhã com uma caminhada nas ruas da cidade e houve ainda palestras durante todo o dia.

Vários nomes da cultura estiveram presentes, tais como o Historiador Euzamar Medeiros, Becão, grandes professores, representantes de entidades, alunos, a comunidade em geral e duas francesas também participaram do Encontro e entraram no gingado da capoeira, nas palmas.

Professores, no centro Euzamar Medeiros ao lado das francesas


No final do movimento, diversas apresentações afro – brasileiras se apresentaram no Patrimônio Histórico da cidade, Engenho Central.
Maculelê

Carimbó

Tambor de Crioula
O maculelê, a capoeira, o carimbó e o tambor de crioula foram representados e mostrados a população em geral que a cultura negra continua firme no município e no Brasil.

Capoeira
“Na década de 70 o movimento negro no Brasil começou a se firmar, começou a ter força. A buscar dentro da sua própria gente, maneiras e forma de se manifestar e dizer que aquele povo não só tinha deveres, mas tinha direito de ter educação, o direito de ter saúde, o direito de se manifestar. E a partir dai o movimento negro começou a crescer, a se libertar.” Disse o Dr. Marco Aurélio Haickel (Maestro marco Aurélio) em sua palestra.
A organização, em nome do Grupo de Capoeira Nação Palmares, e toda a equipe estão de parabéns pela a organização e mostra que na cidade ainda há pessoas que lutam para manter viva a cultura negra e a cultura em geral. 
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *