Em Santa Inês, desfile da independência é marcado por grandes apresentações e por manifestação

Praça da Matriz, no centro da cidade. No palanque oficial estiveram presentes diversas autoridades políticas, dentre elas, o prefeito municipal, Ribamar Alves, a secretária de educação, Conceição Costa e o presidente da Câmara de Vereadores, Franklin Seba.
O evento contou com o desfile de instituições representativas na cidade, como por exemmplo  o Exército Brasileiro – 14º BIMtz – Regimento Gurarapes; a Tropa da Polícia Militar – 7º BPM; a Guarda Municipal; a Loja Maçônica Sétima Luz; o pelotão do Lions Club de Santa Inês; e a Igreja Assembleia de Deus, além de 18 escolas municipais e o Centro de Ensino Médio Josué Montello.


No desfile das escolas da rede pública do município, os diversos pelotões apresentaram a diversidade da cultura, religiosa e folclórica maranhense, representado a partir do tema: “Arte é Liberdade, Educação é Independência: O Encantar Popular no Cordel Encantado”.

A secretária de Educação do município, Maria da Conceição Costa, falou sobre a importância do momento: “o desfile foi importante, pois conseguimos conduzir da melhor forma possível em parceria com as escolas e seus projetos, desde julho”, ressaltou.


O prefeito municipal, José Ribamar Alves, ao final do desfile, disse que “o 7 de Setembro é uma data cívica importante para o país, e as apresentações que vimos aqui hoje demonstram o exercício de cidadania do nosso povo”, e continuou: “a Secretaria de Educação, os professores, as gestoras, os alunos, todos estão de parabéns por fazerem esse belo desfile”.

As pessoas esperaram sob o sol escaldante pela passagem dos pelotões conduzidos por jovens de todas as idades, com o auxílio de professore e gestores. O objetivo central do evento foi proporcionar uma reflexão sobre a cidadania, os valores cívicos e a preservação da identidade cultural através da inclusão da Literatura de Cordel do Nordeste brasileiro na escola, reconhecendo sua importância como veículo de valorização e difusão da cultura popular da Região.

Foto: Facebook/Prefeito acena mandando beijos aos manifestantes
O desfile foi finalizado por uma manifestação pacífica formada por servidores, concursados e cidadãos em geral, cobrando diversos  direitos aos governantes. A concentração dos manifestantes foi registrada e ocorreu em frente à Maçonaria, no Setor da Barreirinha. Dezenas de pessoas, a grande maioria professores, estavam com cartazes, apitos e faixas na qual protestavam contra os problemas registrados nos setores da Educação, Saúde e Infra-estrutura em geral do município.

O manifesto foi iniciado por volta das 11h, já no final do desfile, grande parte de quem estava assistindo ao ato público,  acabou aderindo ao protesto e participando do mesmo ou apoiando os manifestantes.



Com palavras de ordem, eles pararam em frente ao palanque onde ainda se encontravam as autoridades, inclusive o Prefeito Ribamar Alves. Enquanto os manifestantes reclamavam por seus direitos, o prefeito sorridente, acenava com beijos e abraços. Revoltados com a postura do gestor, alguns manifestantes os vaiaram e só após alguns minutos, Ribamar desceu do palanque e foi embora.

Do Agora Santa Inês
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *