Encenação da Via Sacra é realizada em Pindaré – Mirim

Encenação da Via Sacra é realizada em Pindaré – Mirim

Jovens da Paróquia São Pedro Apóstolo em Pindaré – Mirim fizeram uma bela apresentação com a encenação da Via Sacra no inicio da manhã desta sexta – feira (03). A procissão seguiu pela Praça da Matriz com reflexões e as 15 estações, onde mostraram todo o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz.

IMG-20150403-WA0019[1]

 

A Via Sacra apresenta momentos da vida de Cristo. A apresentação foi promovida em frente a Igreja Matriz de São Pedro, seguida de procissão em uma caminhada em torno da Praça onde acontece a encenação dos últimos momentos da vida de Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição.

IMG-20150403-WA0017[1]

Centenas de fiéis participaram desse momento que serve como reflexão e acompanharam toda a encenação. Seguindo a programação da Paróquia São Pedro Apóstolo acontece ainda nesta sexta – feira Santa, às 15h na Igreja Matriz, a celebração da Paixão do Senhor com Adoração da Cruz e logo em seguida haverá a Procissão do Senhor Morto. A programação acontece no mesmo horário no Povoado Areias.

IMG-20150403-WA0005[1]

AS 15 ESTAÇÕES

Na primeira estação, Pilatos condena Jesus à morte. Na segunda estação, Ele é entregue aos judeus e toma a cruz aos ombros, para começar a sofrida caminhada. Na terceira, temos a representação de Jesus caindo sob a cruz pela primeira vez e recebendo a coroa de espinhos.

Na quarta estação, Jesus encontra-se com sua mãe. Imagina-se que Nossa Senhora ficou sabendo, por meio de São João, que Jesus tinha sido condenado mesmo e ela então vai procurar o seu filho. Ela sai pelas ruas da cidade procurando seu filho, até encontrá-lo.

A quinta estação é onde, a caminho do Calvário, Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz. A estação de número seis traz uma mulher de Jerusalém limpando o rosto ensanguentado de Jesus.

A sétima estação representa o peso da cruz. As forças de Jesus se esgotam e o cansaço é quase insuportável. Com dores e muito abatido, Jesus cai pela segunda vez. Na oitava estação, Jesus consola as mulheres de Jerusalém, que choram ao vê-lo em meio a tanto sofrimento. Na nona estação, no topo do Calvário, os algozes o chicoteavam e Ele cai pela terceira vez. Já na décima parada, Ele é despido de suas vestes.

A décima primeira estação representa a crueldade da pregação de Jesus. Ele é fixado na cruz por pregos nos pulsos, e depois nas juntas do tornozelo e calcanhar.

A morte de Jesus é representada na décima segunda estação. Em seguida, o corpo de Jesus é retirado da cruz e colocado nos braços de sua mãe. Na décima quarta estação, o corpo de Jesus é depositado no sepulcro e na décima quinta Jesus ressuscita.

Com informações e fotos: Rafael Borba/Portal Pindaré

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *