Enem 2017 tem mais de 6,7 milhões de inscrições confirmadas

Por: William Junior, em 01 /07 /2017, ás19h19

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 tem 6,7 milhões de inscrições confirmadas. Os dados atualizados foram divulgados na última segunda-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em maio o número era de 6,1 milhão de participantes confirmados.

enem 2017.

O número de inscritos que confirmaram a participação por meio do pagamento da taxa, ainda é o menor desde 2013 (7,2 milhões). No entanto, segundo o INEP, os números ainda podem subir, já que há a possibilidade de que novas inscrições sejam confirmadas via recursos ou decisão judicial.

O total de inscrições, até a publicação desta reportagem, também é menor que em 2016, quando o Inep registrou 8,6 milhões de participantes confirmados. A redução do número deve-se também às mudanças na finalidade do Enem.

A partir desta edição, o exame deixa de servir para certificação de conclusão do ensino médio. A avaliação, segundo o Inep será feita por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009.

Para a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o principal motivo de mudança é que o Enem, na sua estrutura original, “não é um exame para certificação de ensino médio” e o Encceja, segundo a presidente, “é muito mais preparado para essa certificação”.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.