ENTREVISTA!!! SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE PINDARÉ – MIRIM FALOU SOBRE OS TRABALHOS E PROJETOS PARA A CIDADE

Benedito Castro Neto (Tibi), secretário municipal de Meio Ambiente, concedeu uma entrevista exclusiva para o apresentador, Miguel Soares para a Rádio Dehon FM e Portal Pindaré na manhã desta quarta – feira (05/06), dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.


Confira abaixo a entrevista completa:

Miguel Soares: Pindaré – Mirim é uma das cidades que faz parte da baixada maranhense, que também possui uma característica de ter uma riqueza de recursos hídricos e está localizado no polo turístico. O que está sendo investido da secretária de meio ambiente e turismo juntas para explorar essa questão de lagos e campos floridos?

Benedito: Realmente, é uma dádiva de Deus ter um potencial que temos. Nós temos um Rio de Várzea que não entramos em todos os locais, para nos dar essa beleza maravilhosa que temos. Hoje o pensamento da administração é preparar o nosso município com esse potencial que se tem para o turismo na Região. E é importante que a prefeitura se prepara com infraestrutura, pois não temos aqui um hotel para receber esses turistas. Nós vemos ainda muita sujeira no cartão postal da cidade, às margens do Rio. Mas, estamos se ajustando e no momento que se ajustar com essa infraestrutura, não tenham dúvida que teremos um grande potencial com os turistas.

Miguel Soares: Mês passado, nossa cidade sofreu uma perda do nosso Patrimônio natural e cultural que várias gerações contemplavam que era o Pau da Paciência que abrigava os bichos preguiças. Houve a morte da árvore e depois foi feita a derrubada e você informou que trabalhariam naquela área. Qual o projeto que será desenvolvido naquele local para que possa voltar a ser o atrativo turístico que foi há muitos anos?


Sec. de Meio Ambiente, Benedito Castro Neto
Benedito: O laudo, que foi expedido pela secretaria de Meio Ambiente, constatava que a árvore estava doente. Retiramos a árvore de lá e foram aplicados alguns inseticidas para matar aquela praga. Vamos revitalizar aquela área. A ideia já está no setor de obra e já está desenhado um projeto com uma praça, gramado, portal e tudo iluminado. Esperamos que em breve comece a obra. Os Bichos – preguiça estão numa reserva aqui próxima, no dia que precisarmos dos bichos pegaremos de volta.


Miguel Soares: Quais os projetos educacionais sobre a conscientização e palestras nas escolas?

Benedito: A minha relação com o secretário de educação, Altair Sena é muito boa e ele tem uma visão toda voltada para a questão ambiental. A nossa ideia é levar essa questão para todas as escolas municipais e preparar todas as crianças, para que eles entendam que todos esses recursos naturais que estão aí não são nosso, só estamos preservando para as próximas gerações.

Miguel Soares: E hoje haverá alguma manifestação, palestra ou movimento na cidade? E qual a consequência e os pontos da Conferência Regional do meio Ambiente realizada esta semana em que você participou?

Benedito: Hoje estaremos continuando nossa rotina e estaremos na Escola Roseana Sarney levando esse assunto para os alunos e a comunidade. E o que foi importante essa semana foi a Conferência Regional do Meio Ambiente aonde cerca de 30 municípios participaram aonde foi discutido o assunto do lixo, que a partir de maio de 2014 todos os municípios terão que se adequar, pois o lixo é um problema para todos. E para nós de Pindaré a preocupação é maior. Nós não temos outro local para levar o lixo e a nossa ideia é levar o lixo para algum município vizinho. Mas até maio de 2014 essa questão já estará resolvido.

Miguel Soares: Para finalizar, que mensagem você deixa para toda a população, sobre a conscientização do Meio Ambiente?

Benedito: Gostaria de agradecer pela oportunidade e dizer que esse dia é muito importante para que se faça uma pergunta para si mesmo, o que eu tenho feito pelo meio ambiente? Porque falar é muito fácil. Vamos fazer um exame de consciência. Será se eu estou gastando mais energia, muita água, será se eu estou gastando mais do que eu deveria. O meu lixo, eu estou colocando aonde!? Então são essas coisas que eu queria deixar para que possamos fazer uma reflexão hoje. E que cada um faça a sua parte.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *