Equipe do Iema de Pindaré Mirim conquista o 2º lugar no Torneio Juvenil Nacional de Robótica e garante vaga no Mundial

Equipe do Iema de Pindaré Mirim conquista o 2º lugar no Torneio Juvenil Nacional de Robótica e garante vaga no Mundial

A equipe de robótica da unidade plena de Pindaré Mirim do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participou do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro e garantiram o segundo lugar na competição na modalidade Resgate de Alto Risco e o terceiro lugar na modalidade Dança.

robotica-nacional-02

Após se destacarem na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica, realizado no Iema – unidade plena de Pindaré Mirim. Os estudantes do Iema de Pindaré foram os que mais obtiveram medalhas nessa competição, o que resultou na classificação para a etapa nacional. Após a etapa estadual, os estudantes tiveram uma longa preparação para o Torneio Nacional Juvenil de Robótica.

Governador Flávio Dino recebeu os alunos na manhã desta segunda - feira (28).
Governador Flávio Dino recebeu os alunos na manhã desta segunda – feira (28).

No Rio de Janeiro, os estudantes participaram do torneio no sábado, dia 26 de novembro. Na modalidade dança, a equipe do Iema apresentou um robô inspirado no Bumba-Meu-Boi alcançando o terceiro lugar na modalidade.Os alunos foram vice-campeões na modalidade Resgate de Alto Risco, a nível nacional.

O pindareense e aluno do 1º ano do Iema, Miguel Neto, ficou feliz com a conquista. “Foi o resultado do nosso estudo,  dedicação e desempenho no trabalho. Estamos demonstrando que o Maranhão tem capacidade e está crescendo educacionalmente.” Disse o estudante.

Para desenvolver os robôs, os alunos do Iema de Pindaré Mirim trabalharam durante seis meses com supervisões de professores. Após destaque na etapa nacional, a equipe do Iema foi classificada para o Torneio Mundial, que acontece em agosto de 2017, na Austrália.

MAIS CONQUISTA

Alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Pindaré Mirim representaram o município e foram vice-campeões na X Jornada Nacional de Foguetes que iniciou no dia 04 de novembro no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 100 equipes de alunos do Ensino Fundamental e Médio de vários estados do Brasil que lançaram seus foguetes.

iema-robotica

A competição foi organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os alunos pindareenses, Miguel Neto, Ruan Felipe e Alef Joseneudo foram selecionados para participar da competição. O lançamento do foguete, da equipe do IEMA de Pindaré Mirim, obteve 66 metros de alcance e assim garantiram o segundo lugar da competição.

iema-robotica-02

A Jornada Nacional de Foguetes consistiu no lançamento dos objetos impulsionados por reações químicas. Para competir, foram necessárias adequações ao regulamento da competição. Todos os foguetes foram feitos de garrafas PET. As aletas dos objetos também foram construídas de material plástico.

iema-robotica-03

Foi um resultado de grande esforço, só tenho a agradecer meus amigos e familiares, professores e ao IEMA por terem nos apoiado neste projeto e confiaram na nossa capacidade de fazer as coisas e ir longe, e nós honramos essa confiança que nos depositaram trazendo o troféu de vice-campeão pra nossa cidade”, disse Miguel Neto, um dos estudantes que participou da competição.

O evento tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos, de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, escolas e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Os alunos receberam troféu, medalhas e certificados de participação. Todos os professores, envolvidos no processo também recebem certificados.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *