ERA UMA VEZ O ‘SÃO JOÃO’ EM PINDARÉ – MIRIM…

Uma cidade referência em todo o Estado do Maranhão, uma cidade que recebia milhares de turistas nessa época do ano. Uma cidade que era um verdadeiro centro da cultura.

Desde suas raízes, o município de Pindaré – Mirim sempre foi lembrado e muito bem, pela sua cultura, pelo bumba – meu – boi, pelo tambor de crioula, pelas quadrilhas, pelos arraiais…

Mas chegou um tempo em que tudo virou passado… Um passado lá da minha infância. No mês de abril iniciavam os ensaios redondos nas sedes das turmas de bumba – meu – boi e daí pra frente não parava. Ao chegar o mês de junho, a cidade já ‘respirava’ aquele clima junino. Eram arraiais por toda a cidade, os tambores anunciavam que o sotaque pesado já iria começar. Era algo muito bonito de ver.

As boiadas iam até o amanhecer, até o Sol raiar. Os baiantes não perdiam a força de vontade, os tambores continuavam fortes. E os brincantes iam juntos e caiam na folia.

Os turistas, em sua maioria da capital, desembarcavam no município e já caiam no ritmo, com todas indumentárias e caiam na ‘roda do boi’. As apresentações locais encantavam o público e reuniam centenas de pessoas na Praça da Matriz aonde acontecia todo o espetáculo. Havia ainda aquela ‘disputa’ que dava mais ânimo ao público, aos brincantes e aos organizadores e no final havia uma premiação para que o incentivo a cultura se tornasse muito maior do que o pindareense já tem correndo na veia.

E hoje não se vê mais isso… Um problema que já vem sendo percebido há alguns anos.

Hoje o que se vê, são os poucos brincantes, artistas da terra reclamando, associações quase se findando, poucos são os turistas, as quadrilhas estão chegando ao fim, as turma de bumba – meu – boi estão à mercê…

Mas não podemos deixar nossa cultura morrer, vamos prestigiar e vamos mostrar o que ainda nos resta, vamos mostrar o encanto do Bumba – meu – boi por toda a cidade. Durante todo esse mês estaremos fazendo uma grande cobertura do SÃO JOÃO 2013 em Pindaré – Mirim, Santa Inês e Região.

Procissão de São Pedro saindo do cais de Pindaré/2012


E no dia do padroeiro da cidade, São Pedro, estaremos trazendo todas as informações e fotos exclusivas. Vamos mostrar a chegada dos turistas na cidade, a tradicional Procissão de São Pedro; sua saída, pelo Rio Pindaré e pelas ruas da cidade, a Missa do Padroeiro que reúne milhares de fiéis, o sorteio da rifa, e também a grande festa de encerramento do São João na cidade.

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *