Estudantes do Iema de Pindaré Mirim garantem o 2º lugar geral na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do Iema de Pindaré Mirim garantem o 2º lugar geral na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Pindaré Mirim participou, nesta sexta-feira (26), da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento aconteceu no campus Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís. O Iema da cidade garantiu o segundo lugar geral e vai participar da etapa nacional.

alunos iema

A etapa estadual da olimpíada reuniu escolas de São Luís, Santa Inês, Açailândia, Imperatriz e Paço do Lumiar. A unidade do Iema de Pindaré competiu com três equipes, no total de 12 alunos com três robôs. A modalidade da competição é “Resgate de Alto Risco”, que é desenvolver um robô para que ele entre em um ambiente e retire um objeto deste local.

alunos iema3

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, ressaltou a importância da participação dos estudantes do Iema nas olimpíadas do conhecimento. Jhonatan destacou que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apoia a participação dos estudantes nesse tipo de evento.

alunos iema2

O professor Fábio Aurélio, do Iema de Pindaré Mirim, explicou que o trabalho realizado com os estudantes partiu de uma disciplina eletiva de robótica, em que eles aprenderam o conteúdo teórico com matérias de matemática básica, física voltada para mecânica e informática direcionada para linguagem de programação. “Desde o mês de abril que estamos trabalhando com o desenvolvimento de robôs. Precisamos da teoria, depois partimos para a prática. O que requer mais tempo é a programação do robô”.

Fábio Aurélio afirmou que a olimpíada é importante para que os alunos possam ter contato com as competições “Mas, estamos mais focados mesmo é no evento que iremos sediar no Iema de Pindaré”, disse o professor, adiantando que a escola vai sediar a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica em setembro. O torneio dá acesso ao Torneio Nacional Juvenil de Robótica que ocorrerá no Rio de Janeiro.
Torneio

Durante todo o ano, o Torneio Juvenil de Robótica (TJR) realiza etapas regionais nas quais as equipes escolares melhor colocadas concorrem na etapa final, que este ano será realizada no Rio de Janeiro. Uma das novidades deste ano é que os vencedores participarão da etapa internacional.

A final do Torneio Juvenil de Robótica será realizada no dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro. No Maranhão, a etapa estadual do concurso será realizada no dia 2 de setembro no Iema de Pindaré Mirim. Para participar, alunos e professores precisam formar equipes e submeter o projeto, bem como candidatura à organização do evento, o que pode ser feito no site http://www.torneiojrobotica.org.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *