Estudantes do Iema de Pindaré Mirim se preparam para competição nacional em torneio de robótica

Estudantes do Iema de Pindaré Mirim se preparam para competição nacional em torneio de robótica

Após se destacarem na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizado no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de Pindaré Mirim, os estudantes desta instituição se preparam para o Torneio Nacional Juvenil de Robótica que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro.

alunos-iema-robotica

No total, 16 equipes participaram do torneio nos municípios de Santa Inês, Bacabeira, São Luís, Imperatriz, Santa Rita, dentre outros. As modalidades foram divididas em sete: sumô, cabo de guerra, viagem ao centro da terra, resgate no plano, resgate de alto risco, dança, resgate de alto nível 4. Os estudantes do Iema de Pindaré foram os que mais obtiveram medalhas na competição, o que resultou na classificação para a etapa nacional.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, explicou a satisfação do resultado deste torneio, pois tem apenas três meses que a escola vem trabalhando com a área da robótica.“A participação dos estudantes e professores neste torneio é um eixo estratégico que materializa os projetos e ações lideradas pelos professores com a participação dos estudantes. A robótica é uma área de fronteira do conhecimento. Os estudos apontam a robótica como um dos campos que merecem todo o investimento tanto da iniciativa privada quanto do estado. O nosso papel é estimular os estudantes nessas competições e preparar a nossa juventude para essa área do conhecimento”, destacou o secretário.

Os estudantes Leandro, Ricardo e Miguel, que foram vencedores, destacaram a alegria do resultado. Ricardo foi um dos vencedores na categoria resgate no plano e sumô. “É uma grande felicidade, nos esforçamos tanto para ganhar essa medalha junto com o professor Fábio e meus amigos. Agora vamos nos preparar para a competição nacional”, disse.

O professor Fábio Aurélio Nascimento Costa, do Iema de Pindaré Mirim, explicou que o trabalho realizado com os estudantes partiu de uma disciplina eletiva de robótica, em que os alunos aprenderam o conteúdo teórico com matérias de matemática básica, física voltada para mecânica e informática direcionada para linguagem de programação.

“Desde o mês de abril que estamos trabalhando com o desenvolvimento de robôs. Iniciamos com a teoria, depois partimos para a prática. O que requer mais tempo é a programação do robô. Esse evento é importante para que os alunos possam ter contato com outras pessoas deste mesmo segmento”, contou o professor Fábio Aurélio.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *