ESTUDANTES SE SURPREENDEM COM TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2012 foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Os estudantes reclamaram do assunto escolhido para o texto, mas o consideraram mais surpreendente do que difícil. Boa parte dos candidatos que fizeram a prova no Maranhão e também nos demais Estados alegou que havia estudado pouco sobre o tema.

Marcos Sousa, 17 anos, que fez o Enem em Bacabal (MA), disse que o tema da redação “foi esquisito”, mas acha que desenvolveu um bom texto. “O Brasil é um país que cresceu com a ajuda dos imigrantes, mas atualmente esse movimento imigratório é bem menor”.
Teresa Ribeiro, 21 anos, fez a prova do Enem pela terceira vez, em São Luís, e considerou o tema mais difícil em relação aos outros anos. “Na hora da prova, lembrei do que aconteceu recentemente com relação aos haitianos, que vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida”, afirmou.
Nas redes sociais, os candidatos comentaram o tema da redação. Ha quem não reclame do assunto, porém a maioria diz que não gostou. Todos os anos, o tema escolhido provoca muita discussão.
O exame deste domingo (4), segundo dia de prova, abordou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias e a Redação, em cinco horas e meia de prova.
Neste ano, houve mudanças na metodologia de correção da prova de redação. Também a partir deste ano, os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.
Como ocorria nas edições anteriores, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.
Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.
Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.
Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Fonte: Mearim com informações do MEC
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