Festival reuniu centenas de capoeiristas em Pindaré – Mirim

Festival reuniu centenas de capoeiristas em Pindaré – Mirim

A segunda edição do Festival de Capoeira “Cultura Regional”, realizado pela Associação Aliança de Treinamento Unificado pela Arte e Luta – Atual Capoeira, de Pindaré-Mirim, que teve início na tarde de sexta-feira, 25 de julho, reuniu dezenas de amantes da arte marcial.

capoeira
Dorinaldo Oliveira Marinho, professor de capoeira formado em Pindaré diz se sentir orgulhoso em realizar o evento que tem como objetivo principal, difundir a cultura da Capoeira como luta e como filosofia de vida. “A capoeira ainda é um esporte muito discriminado, mas nós acreditamos que eventos como esse possam fazer com que mais pessoas tenham conhecimento do que ela realmente significa”, afirmou.

 

capoeira2

Durante os dias 25, 26 e 27 de julho cerca de 300 capoeiristas de várias partes do país se uniram ao grupo Atual em cursos de Capoeira contemporânea, dança afro, samba de roda, puxada de rede, Maculelê e aulas de francês, dentre outros.

Durante o Festival aconteceram diversos estágios educativos com profissionais da área e a participação de outros grupos de capoeira com o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento e a prática saudável da capoeira para desenvolver autoestima e as capacidades psicomotoras.
A francesa Colgate, que pratica Capoeira desde os 10 anos, é uma das 20 pessoas convidadas internacionais que participam desta edição do festival. Para ela, um ponto positivo do evento é proporcionar a troca de conhecimentos e experiências sobre a Capoeira: “Esta é uma grande oportunidade aqui em Pindaré-Mirim, porque ele [Dorinaldo] esteve na França para fazer parte do nosso evento em fevereiro e eu considero que seja importante também para ver como o grupo funciona no Brasil, por que a Capoeira é brasileira e eu queria ver como funciona no Brasil”, afirmou a aluna.

 

Vários grupos de Capoeira do estado também enviaram representantes para participarem do Festival que aconteceu no Ginásio de Esportes Salgadinho e Praça de Alimentação, Centro. A culminância do evento aconteceu com a cerimônia de batizado e troca de cordas, uma espécie de ascensão na hierarquia da Capoeira, e entrega de certificados aos participantes.
A Atual Capoeira é uma das mais conhecidas associações do gênero no Estado e realiza há mais de 15 anos em Pindaré-Mirim, Santa Inês e outras cidades da região a promoção da arte-luta genuinamente brasileira, assim como o trabalho de resgate histórico  desse  patrimônio cultural.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *