FETAEMA realiza Salão da Reforma Agrária e Agricultura Familiar em Santa Inês

Por: William Junior, em 30 /05 /2017, ás07h31

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA) realizará, nos dias 30, 31 de maio e 1de junho em Santa Inês-MA, o Salão da Reforma Agrária e Agricultura Familiar da Regional do Pindaré. 

imagem divulgacao

Com o tema “Terra, Produção e Meio Ambiente”, a atividade reunirá cerca de 250 pessoas de 17 municípios, entre agricultores familiares, dirigentes sindicais e outras lideranças sociais do campo. 

Dentre as atividades programadas estão conferências, debates, oficinas e uma Feira de Agricultura Familiar, trazendo estandes com produtos agrícolas e materiais informativos. 

No segundo dia de atividades, acontecerão oficinas temáticas sobre os eixos Terra, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Sujeitos do Campo. Todas as formações tem o objetivo comum de pensar a Agricultura Familiar como meio de promover o desenvolvimento rural sustentável e solidário no Maranhão. 

“Além das formações, é importante que, no decorrer das atividades, haja troca de informações e a análise dos conflitos fundiários, especificamente na regional do Pindaré, avaliando a atuação do poder público frente a essas situações bem como o enfrentamento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e a situação das comunidades ameaçadas, para a construção de uma agenda positiva para a resolução desses conflitos”, destaca o presidente da FETAEMA, Chico Miguel. 

Além das lideranças sindicais, foram convidadas também autoridades do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria de Segurança Pública e de Bancos de incentivo à produção rural. 

Também estão previstas atividades culturais como apresentações artísticas e exibições de vídeos. 

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.