Grupo Indígena “Guajá Aruanã” se prepara para a temporada junina 2016

Grupo Indígena “Guajá Aruanã” se prepara para a temporada junina 2016

O grupo indígena “Guajá Aruanã” foi criado em fevereiro de 2005 em Pindaré Mirim por um grupo de jovens que amava muito esse ritmo chamado dança indígena. Os criadores foram três jovens da cidade: Gigil, Tayomara e Liziane. A atual organizadora, Tayomara Vale, conta como foi o início de tudo.

wpid-20160611_193537.jpg

Todos nós éramos do Boizinho da palmeira do nosso amigo Lobo da cultura depois que ele não fez mais o boi e dança indígena nós resolvemos criar nossa própria dança, na época procuramos o professor Kim Freire que no começo do nosso projeto nos ajudou bastante e é uma pessoa na qual temos o maior respeito, ele foi o criador do nome de nossa dança GUAJÁ: em homenagem a tribo Guajájaras, ARUANÃ é um peixe da água doce uma forma de homenagearmos  o nosso querido rio Pindaré e o peixe q nele existe.”, contou Tayomara Vale.

Arquivo: Portal Pindaré

Mas a história da dança prosseguiu. Em um determinado momento, algumas pessoas abandonarem o projeto e desmotivou e quase a organização desistiu de continuar com a dança. “Na época estávamos desmotivados quase desistindo e procuramos o nosso amigo Antônio Carlos (Cacá do Boi Milagroso) que pra mim é uma das referências na cultura de Pindaré e que respeitamos muito, ele nós ajudou nos dois primeiros anos da Guajá Aruanã de todas as formas que podia, tanto no quesito indumentárias e coreografias.”, explicou Tayomara Vale.

Arquivo: Portal Pindaré

 

Hoje, o Grupo Indígena “Guajá Aruanã” vem crescendo e para a organização, cada dia é um aprendizado. Para essa temporada, a preparação foi intensa. Os ensaios foram realizados de segunda a sábado, sempre no horário noturno. Foram quase quatro meses de preparação para mais um ano de apresentações em várias cidades do Maranhão e as indumentárias estão todas finalizadas.

roupas

A “Guajá Aruanã” é composta por uma equipe de coordenação, 40 integrantes, sendo 8 destaques. Uma das destaques, é a jovem Wanessa Tamillys que conta como está a expectativa para o inicio das apresentações.

wpid-20160611_190655.jpg

Estamos todos ansiosos, cheios de expectativas e com grandes desejos de mostrar o que temos de melhor para esse público maravilhoso. A dança ‘Guajá Aruanã’ vem com muita humildade e com uma enorme alegria para os arraiais do nosso Maranhão em especial ao da nossa cidade maravilhosa, Pindaré Mirim. E vamos que vamos guaja!”, relatou.

guaja

A organizadora da dança indígena, Tayomara Vale também fala da expectativa para mais uma temporada de apresentações e finaliza agradecendo as pessoas que ajudam para que a dança continue com esse sucesso.

Nossa expectativa é de abrilhantarmos os arraiais do Maranhão e fazer a diferença. Estamos dando o nosso melhor e vindo com muitas novidades. Hoje conto com ajuda de amigos e colaboradores como o amigo Miguel e a equipe do MS Graffit, meu amigo Moisés Gouveia, Liziane, Gigil, seu Edmilson, Dorinaldo da Capoeira, entre outros.”, finalizou Tayomara Vale.

VEJA O VÍDEO

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *