Há 19 anos Pindaré – Mirim perdia o deputado estadual João Silva

Há 19 anos Pindaré – Mirim perdia o deputado estadual João Silva

Ontem, 25 de março de 2015, completou 19 anos da morte do deputado estadual João Silva que faleceu após uma tragédia aérea, quando se deslocava a Imperatriz acompanhado dos deputados Waldir Filho e Jean Carvalho. Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o fato foi relembrado pelos parlamentares durante a sessão desta quarta – feira (25).

Confira:

joao silva

Era 25 de março de 1996, o bimotor Embraer 810, de prefixo PT-EPL, desapareceu durante uma tempestade quando fazia o trajeto São Luís/Imperatriz. Além do piloto Antônio Carlos Vasques, estavam a bordo os deputados estaduais Waldir Filho, Jean Carvalho e João Silva (todos do PFL).

A aeronave decolou em São Luís por volta das 15 horas. Na época, ficara acertado que, durante cinco dias, a cidade de Imperatriz seria transformada em sede simbólica do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

Na época, o então deputado Federal Roberto Rocha sobrevoou a área do acidente levando junto alguns repórteres que cobriram a tragédia. O então prefeito Manoel Filho Pesão disponibilizou toda estrutura para auxiliar nas buscas, bem como, após a confirmação decretou luto na cidade e igreja de João era membro se solidarizou com a família e comunidade.

Em Pindaré, onde os corpos chegaram primeiro via o Rio Pindaré, houve o maior cortejo já visto na cidade. Pessoas choravam e se lamentavam pela perda do conterrâneo ilustre e querido que ascendia na política estadual, o ex-prefeito, o médico e amigo João Silva. Estudantes, igrejas, sociedade civil, classe política,   e populares lamentavam por tamanha tragédia. O então deputado e conterrâneo Pedro Parurú, a governadora Roseana, deputado Luis Vila Nova consternados, estiveram no velório do colega no Centro de formação.

Os deputados deveriam realizar quatro sessões plenárias, no prédio da Câmara de Vereadores de Imperatriz. Esta seria uma agenda vinculada a uma das etapas do governo itinerante da governadora Roseana Sarney. O então presidente da Assembleia, deputado Manoel Ribeiro, já estava no Plenário da Câmara de Imperatriz, quando foi alertado por um de seus assessores mais próximos: “A aeronave, o avião do Joãozinho não chegou”.

O professor Miranda, mais conhecido como ‘Gafanhoto’, deu a notícia com ar sombrio. Tarde triste e noite triste, seguidos de dias difíceis para todos os deputados, quando chegou a confirmação da tragédia: o avião caiu no meio da mata, com os três jovens parlamentares: João Silva, Jean Carvalho e Waldir Filho.

O deputado Eduardo Braide (PMN) registrou na sessão desta quarta-feira (25) a passagem dos 19 anos do acidente que vitimou os deputados estaduais Valdir Filho, Jean Carvalho e João Silva.

“Eles merecem esse registro tendo em vista que foram três jovens que perderam suas vidas no exercício da atividade parlamentar, tentando representar bem o Estado do Maranhão”, acentuou Eduardo Braide.

O deputado Valdir Filho, era representante da região de Lago da Pedra; Jean Carvalho, representante da região de Presidente Dutra e João Silva, da região de Pindaré Mirim.   Com informações da Assembleia Legislativa

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *