IFMA abre período de isenção do Processo Seletivo 2018

Por: William Junior, em 24 /08 /2017, ás21h54

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu o período para pedir isenção da taxa de inscrição no Processo Unificado Seletivo 2018. Os candidatos interessados em solicitar a gratuidade deverão preencher um formulário na página do seletivo ou de forma presencial nos campi de 23 de agosto a 1º de setembro. A lista de inscritos com isenção deferida deverá ser publicada no dia 5 de setembro.

ifma santa ines

Quem perder o prazo da isenção ou não estiver apto a solicitá-la precisará aguardar até o início do período de inscrições regulares – que serão realizadas mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$20.

Quem pode solicitar

Poderão pedir a isenção os candidatos registrados no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, PETI, etc.). O número de isenções concedidas não poderá ultrapassar 400% das vagas por forma de educação profissional ofertada em cada campus. Se a quantidade de candidatos aptos à isenção seja superior à quantidade de vagas, a maior idade será utilizada como critério de desempate.

Seletivo 2018

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou edital para o Processo Seletivo de cursos técnicos de nível médio 2018. Serão ofertados 39 cursos técnicos em um total de 6475 vagas distribuídas em 26 municípios do Estado. As inscrições vão de 6 de setembro a 6 de outubro. A prova será realizada em três de dezembro de 2017.

As vagas serão destinadas para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.

Acesse o Edital.

Para mais informações, acesse a página do Seletivo 2018.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.