Intensificadas as ações de combate ao Aedes Aegypti em Pindaré

Intensificadas as ações de combate ao Aedes Aegypti em Pindaré

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) iniciou a primeira etapa de atividades do plano de contingência de combate ao Aedes Aegypti. Os trabalhos vêm sendo coordenados pelo secretário municipal, Carlos Figueiredo, e pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Endemias.

combate ao aedes

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) estão visitando residências diariamente, realizando inspeções para monitorar possíveis focos e criadouros do Aedes, além de orientar os moradores diante dos riscos das doenças que o mosquito pode transmitir. Toda essa ação, no entanto, só é possível se houver colaboração de todos, principalmente das pessoas ao permitir o acesso dos ACE’s nas residências, conforme destacou a Coordenadora dos Agentes de Combate a Endemias, Danielle Milena:

“As inspeções de campo realizadas pelos agentes são essenciais no combate ao mosquito. Essas inspeções garantem um monitoramento de cenários que favoreçam criadouros do mosquito, sendo que esse trabalho não é realizado apenas em residências, mas sim abrangendo os prédios comerciais, cemitério, escolas, terrenos baldios…”,  afirmou Danielle.

Dentre as medidas de prevenção orientadas pelos agentes de endemias para evitar a infestação do Aedes Aegypti, é manter os depósitos de água tampados para evitar o acúmulo de água e no caso dos vasos de planta, realizar a troca pelo menos uma vez por semana.

A situação exige todo o cuidado já que de acordo com os últimos levantamentos de órgãos como o LIRA’S (Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes Aegypti), a cidade de Pindaré é classificada como média em risco de infestação. Por isso, toda a população deve colaborar para juntos vencermos essa guerra contra o mosquito.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *