Jojoh Fersan em: O meu Plano de Governo?

Jojoh Fersan em: O meu Plano de Governo?

Enfim a busca pelo “Santo Graal?” começou! Começaram as lutas pela cultura no vale do Pindaré? Ah, isso é nenhuma novidade não é? Quando chega esse período, surgem vários paladinos defensores da bandeira da cultura. Eu conheço “um monte” de candidatos a vereador que são experts nisso. Juram de pé junto que seu estandarte o principal pilar legislativo é a cultura local/regional e assim que se elegem, a primeira coisa que fazem é festejar a sua podre vitória com artistas de outras paragens.

Colunista Jojoh Fersan

 

A partir daquele primeiro momento nunca mais contratam ou valorizam os artistas de seu domicílio eleitoral, ou quando eles contratam, sempre oferecem um cachê muito irrisória, que de forma alguma valoriza o nosso artista.

Quanto aos candidatos a prefeito, é raro ver em suas propostas (planos de governo), a verdadeira valorização da cultura de seu município. Primeiro, porque na maioria dessas cidades não existe Secretaria ou sequer um Departamento de Cultura atrelado a outras pastas. E o Sistema Municipal de Cultura que deveria estar funcionando a fim da implementação de um fundo municipal para viabilizar as demandas culturais, e possibilitar com isso a independência do órgão em questão, os prefeitos na sua maioria não têm o interesse e ficam atropelando as instâncias devidas para impedir sua implantação, através de compras de votos nas câmaras ou até escolhendo gestores de cultura que rezam conforme o seu caderno.

O meu “Plano de Governo” é não apoiar nenhum candidato a prefeito ou vereador que não assuma seu apoio total e irrestrito à implantação e implementação de um Sistema Municipal de Cultura em seu município e valorizar a produção cultural local. Mas pra isso, ele deve publicar oficialmente esse compromisso. Pois aquele candidato que pensa que pensa em apoio a projetos culturais, na maioria, fundados por eles, só com visão de colher votos, não sabe de verdade o que é desenvolvimento, resgate e valorização cultural, e nem tem interesse em saber.

Eu, como cidadão, eleitor e, responsável pelo destino do meu município, devo ter o grande dever de saber escolher com responsabilidade, quem irá me representar nessa função política e que respeite o meu Plano de Governo!

Cada produtor cultural, cada artista, dos diversos segmentos e câmaras setoriais, deve exercer a sua cidadania, antes de votar, cobrar e exigir que respeitem a nossa cultura e seus valores, lembrando que o “O Nosso/ O Meu Plano de Governo”, tem que ser aplicado no nosso município para que a nossa história não se perca e nem seja esquecida! “O Meu Plano de Governo é a Cultura”

 

 

Jojoh Fersan

16.08.2016

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *