LANÇADO EM PINDARÉ O PROGRAMA DE COMBATE A DENGUE: “A PREVENÇÃO COMEÇA NA EDUCAÇÃO”
Na manhã da última terça feira (09), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE) e o Programa Saúde na Escola (PSE) de Pindaré Mirim, através da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação reuniu-se com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, momento este em que foi apresentado o projeto “Combate a Dengue: A prevenção começa na educação”, que será desenvolvido durante todo o ano de 2013 nas escolas da rede municipal de Pindaré Mirim.
O projeto faz parte das ações educativas desenvolvidas para a prevenção à dengue, além das ações rotineiras de monitoramento, vigilância e controle.
O objetivo além da promoção de palestras e capacitação de professores e alunos no combate a dengue é a de inserir o tema dengue nas disciplinas da estrutura curricular de ensino e dessa forma tornar as informações de prevenção parte da educação desses alunos que serão detentores e disseminadores desse conhecimento. Tornando as ações da campanha mais abrangentes de forma a mobilizar a atenção da comunidade.

Após a apresentação feita pela enfermeira Danielle Millena Ferreira Cabral (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica), foi feita uma introdução do tema dengue pelo chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, José Ripardo, onde foram apresentados conceitos, tipos, tratamento e estatísticas sobre o tema abordado.
O evento contou com a participação da coordenação de TB e HAN, que palestrou sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, aproveitando para responder algumas dúvidas em relação ao tema. Foi tratado ainda sobre a campanha de Hanseníase e Verminose que já esta em atividade nas escolas através de palestras realizadas pelo coordenador do programa e enfermeiros da UBS e da campanha de Tuberculose que terá inicio agora em abril.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica junto com a Coordenadora do Programa Saúde na Escola e os agentes de endemias apresentaram os detalhes e etapas do projeto a serem desenvolvidas junto às escolas que consistem em mobilização com encontros e debates sobre o tema, realização de atividades com os alunos coordenadas pelos professores e palestra com profissionais da saúde (exibição de filmes e entrega de material informativo) e participação da escola dia D municipal da dengue.
Ao final foram distribuídos kits informativos de combate a dengue para as escolas, que darão inicio as ações do projeto, pois é de sabedoria que a melhor estratégia de combate a dengue ainda é a prevenção. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas de água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Sabemos o quanto é importante fazer uma educação como prevenção com isso resolveu-se mobilizar a comunidade escolar do Município de Pindaré Mirim e em vista disso observou-se a necessidade de orientar os alunos para auxiliar no combate ao mosquito com o objetivo de: esclarecer, orientar e incentivar os alunos e a comunidade no combate aos criadouros do mosquito transmissor da Dengue.
Blog Portal Pindaré