Lançado em Santa Inês o Livro Quilombolas do Maranhão

Na manhã desta quinta – feira (22/05), a fotógrafa Veruska Oliveira lançou o seu Livro Quilombolas do Maranhão. O Lançamento aconteceu no Auditório Anisio Texeira, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Santa Inês.

Estiveram presentes, poetas, professores, alunos, representantes de secretarias municipais de educação da Região do Vale do Pindaré, representantes de Universidades, Ativistas negros, representantes do Movimento Negro de Pindaré – Mirim, e o Artista Popular e Carnavalesco Euzamar Medeiros.


Na oportunidade, a secretaria municipal de educação de Pindaré – Mirim, representada pelo coordenador de cultura Valmir Trindade, ganhou alguns exemplares do livro fotográfico. Valmir frisou sobre a implantação da lei do Ensino Afro-Indígena no município, que está em vigência. O coordenador relembrou que a implantação do ensino Afro-Indígena no município se deu graças à luta de muitos homens e mulheres que defenderam essas bandeiras na cidade como o professor e membro do Movimento Negro no município, Cosme Sat, o senhor Euzamar Medeiros e também do professor Dorinaldo.
O livro fotográfico “Quilombolas do Maranhão – um retrato”, da fotógrafa Veruska Oliveira, apresenta registros das comunidades quilombolas do Estado, com suas manifestações culturais, religiosas e diversos outros costumes que influenciam na formação da identidade local.
O livro é produzido com o patrocínio do Ministério da Cultura e Vale. A obra possui 79 imagens registradas em 20 comunidades quilombolas maranhenses.

Por Valmir Trindade

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *