Lixão de Pindaré – Mirim tem que ser extinto até 2014

São aproximadamente 3 mil lixões ainda em execução em todo o Brasil, e todos eles devem ser extinto do país até 2014. Pela Lei nº 12.305, após 2014 o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Além disso, os resíduos recicláveis não poderão ser enviados para os aterros sanitários e os municípios que desrespeitarem a norma podem ser multados.



O município de Pindaré – Mirim é um deles e enfrenta o problema há muitos anos. Moradores do povoado Areias que fica próximo ao lixão sofrem e solicitam há anos uma solução para o problema que já dura décadas.

Mudar esse quadro dos lixões até 2014 é uma das principais metas da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que este ano vai discutir a geração e o tratamento dos resíduos sólidos. O evento ocorre em Brasília, de 24 a 27 de outubro.
O tema ganhou relevância após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2010, que determina que todos os municípios tenham um plano de gestão de resíduos sólidos para ter acesso a recursos financeiros do governo federal e investimento no setor.

A conferência vai discutir, entre outras medidas, o fortalecimento da organização dos catadores de material reciclável por meio de incentivos à criação de cooperativas, da ampliação da coleta seletiva, do fomento ao consumo consciente e da intensificação da logística reversa, que obriga as empresas a fazer a coleta e dar uma destinação final ambientalmente adequada dos produtos.

Depois de muito tempo, os moradores próximo ao lixão tem uma esperança que não está muito longe de ser concluída. Resta saber se o município terá a capacidade de obedecer a Lei e enfim, por um fim nos problemas enfrentado pela população.

PUBLICIDADE:

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *