Luto!!! Morre em São Luís o maestro Zé Furtado

Pindaré – Mirim perdeu mais um grande nome da história do município. Faleceu nesta quarta – feira (07/05), José Antonio Furtado, o músico Zé Furtado, um ícone da cultura de Pindaré – Mirim. O maestro, como era conhecido, estava internado na UTI há vários dias em um hospital da capital, São Luís após problemas decorrentes da diabetes e na manhã desta quarta veio a óbito.

José Antonio Furtado, o maestro


No carnaval desse ano, Zé Furtado foi homenageado pela secretaria de cultura. Em seu perfil na Rede Social, o secretário de cultura do município Ribamar Santos, comentou sobre a perda:

Com grande tristeza que falo nesse momento, que Pindaré acaba de perder um grande músico e amigo ZÉ FURTADO. Um grande homem. Que Deus possa recebê-lo em sua morada com os anjos celestiais para um grande coro no céu.


José Antonio Furtado, nasceu no dia 27 de julho de 1921, no município de Viana no Maranhão. Em 1923, com apenas dois anos de idade transferiu – se com sua família para São Luís, onde permaneceu até 1933, depois mudaram para o interior do Estado, na cidade de Cajari.

Zé Furtado recebendo o Título de Cidadão
 Pindareense pela Câmara de Vereadores

Foi com seu pai, maestro Marcelino Furtado, que José Furtado aprendeu os primeiros acordes da infinita estrada musical. Pertencente de uma família de músicos, Zé Furtado morava dentro de uma faculdade de sons. Seus avós, pai, mãe e tios eram todos músicos. Zé Furtado era o doutor no trombone, e logo fez – se membro da banda do seu pai, que animava bailes, festas, carnavais…

Com a morte de seu pai em 1960, Zé Furtado assumiu a direção da banda. Em 1964, com sua própria família constituída, mudou – se para Pindaré – Mirim, onde a pedido do seu pai, não abandou a música.

Maestro Zé Furtado tornou – se um dos mais conhecidos músico da Região do Vale do Pindaré. Ele ainda ensinava a arte musical. Formou vários alunos, inclusive seus filhos.

Zé Furtado tocava todos os instrumentos musicais, mas o que mais lhe fascinava era o saxofone. Na sua trajetória, Zé Furtado tocou em 69 carnavais.

O maestro dizia que nunca tinha abandonado a música que sua vida e, todos os seus sonhos, foram embalados pela divina arte de tocar um instrumento.

Zé Furtado completaria 93 anos esse ano e era casado com Julieta Furtado, com quem viveu até os últimos dias da sua vida. O corpo do grande músico está sendo transladado para Pindaré – Mirim e deverá chegar no inicio da noite e será velado em sua residência, na Praça Leão Maluf, centro de Pindaré – Mirim e o seu sepultamento será nesta quinta – feira (08), às 10 horas.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *