Mais da metade dos jovens do MA termina o ensino médio com atraso

Um estudo divulgado pela organização Todos pela Educação acaba de revelar que mais da metade do percentual de jovens maranhenses conclui o seu ensino médio com atraso. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (8), somente 40,3% dos jovens maranhenses conseguiram terminar os seus estudos até os 19 anos de idade.
Em comparação aos anos anteriores, o índice divulgado nesta nova edição apresentou uma considerável melhora. Um exemplo disso, é que em 2007, apenas 30,4% dos jovens maranhenses concluíram o Ensino Médio até os 19 anos e em 2009, foram 39,7%.
No entanto, se comparado os números divulgados de 2013 com os números de 2012 é possível perceber uma clara piora, já que neste ano 42,6% dos alunos maranhenses conseguiram concluir os estudos no ensino médio, representando assim, uma queda de mais de dois por cento no índice.
Quanto aos alunos do ensino fundamental, a pesquisa também não foi muito satisfatória. Enquanto a meta sinaliza 77, 1%, no Maranhão, apenas 62,66% dos alunos conseguiu finalizar a etapa até os 16 anos.
Os indicadores do levantamento, referente ao perfil dos jovens estudantes maranhenses, foram calculados com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, e realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do G1 MA