Mais de 80 mil alunos fazem a 1ª prova do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão

Por: William Junior, em 12 /06 /2019, ás09h40

Silêncio e muita concentração. Assim ficaram milhares de salas de aulas das turmas de 3º ano do Ensino Médio, nesta terça-feira (11), quando foram aplicadas as primeiras provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Iniciativa inédita do Governo do Maranhão, o Sistema visa ser uma política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses.

seama

As provas que serão aplicadas também nesta quarta-feira (12) – para estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental – avaliarão, ao todo, cerca de 280 mil estudantes da rede estadual e redes municipais, de 4.242 escolas em todo o Maranhão.

A avaliação chamou a atenção de estudantes, como a Estela Ramos Moreira, de 17 anos, que estuda no Centro de Ensino Benedito Leite, em São Luís, e afirmou que gostou da prova porque ela tem complexidade similar a outros exames, como o Enem, e auxilia os alunos a se familiarizarem com o formato.

Para o professor de Geografia, José Eduardo Soares, o Sistema de Avaliação é de suma importância para acompanhar o desempenho dos alunos, na tentativa de buscar uma excelência na preparação deles, quer seja para a vida profissional ou para a vida acadêmica.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o Seama possibilitará ao Estado ter seu próprio índice educacional, permitindo o estabelecimento de metas para a educação de todo Maranhão, seja para a rede estadual ou para as redes municipais.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.