Moradores reclamam do abandono do Farol da Educação de Pindaré Mirim

Moradores reclamam do abandono do Farol da Educação de Pindaré Mirim

A situação dos faróis da educação em várias cidades do Maranhão é de total abandono. Os prédios, de responsabilidade do Governo do Estado, estão jogados e servindo apenas de esconderijos para ladrões. No município de Pindaré Mirim não é diferente. Abandonado há vários anos, o Farol da Educação, conhecido também como “Farol do Saber”, está em uma situação de calamidade.

farol-da-educacao-02

O portão e as grades que cercavam o prédio já estão destruídos. Uma das portas que dão acesso a biblioteca já não existe mais. O acesso livre para o primeiro e único andar preocupa os moradores devido ao crescente movimento de jovens no local. As escadas apresentam desgastes e estão aparentemente comprometidas. O piso superior é outra preocupação e segundo os moradores, pode desabar.

farol-da-educacao-01

Ver a presença de jovens e até crianças na torre do Farol da Educação já é algo normal, mas vale ressaltar que antes de ser abandonado e quando estava em pleno funcionamento, o acesso a esse local já estava proibido devido a situação de risco que estava oferecendo aos estudantes.

farol-da-educacao-05

Hoje, a biblioteca funciona em um prédio alugado pela secretaria municipal de educação e lá os estudantes estão realizando leituras e pesquisas.

farol-da-educacao-04

O Portal Pindaré encontrou em contato por meio de e-mail com a secretaria de estado da educação e a assessoria de comunicação do Governo do Estado, mas não obtivemos respostas até o momento desta publicação.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *