SANTA INÊS E REGIÃO

Município de Santa Inês será contemplado com a instalação do Iema no próximo mês

Mais três unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – nos municípios de Caxias, Codó e Santa Inês – serão entregues no próximo mês pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).  O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. A medida atende a determinação do governador Flávio Dino.

iema

Já estão em funcionamento as unidades de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim, que oferecem educação em tempo integral proporcionando aos estudantes formação profissional e aprendizagem voltada para o acesso ao ensino superior. O Governo do Estado planeja instalar, até 2018, 20 unidades em vários municípios.

“A oferta de educação profissional e tecnológica é a principal contribuição do Iema. É a resposta do Governo do Estado às demandas da sociedade por educação profissional e de qualidade e com o diferencial no modelo pedagógico inovador, preparando jovens protagonistas para o mercado de trabalho e para o ensino superior”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

O secretário informou que é o maior investimento realizado pelo Governo do Maranhão nessa área nos últimos 20 anos. São R$ 240 milhões para a construção das unidades plenas, fora os aparatos e recursos para a manutenção.

Algumas unidades plenas do Iema também ganharam obras, caso da unidade de Bacabeira, que começou a ser reformada nesta sexta-feira (8). O investimento é estimado em R$ 970 mil, com previsão de entrega neste segundo semestre. Nas cidades de Coroatá, Carutapera, Matões, São Domingos e Santa Helena, as unidades já foram licitadas para construção e serão iniciadas este ano.

O Iema está organizado em unidades plenas e vocacionais. As unidades de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim são unidades plenas, assim como as que serão entregues em Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Mateus, São Vicente Ferrer, Tutóia e Vitória do Mearim.

Já há três unidades vocacionais funcionando em São Luís: Praia Grande, Escola de Cinema e Estaleiro-Escola. Ainda serão instaladas outras em Caxias, Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia, Santa Inês, Brejo, Codó, Pinheiro, Pedreiras e Carolina.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar