Municípios maranhenses receberão vacina contra a Hepatite A

Por: William Junior, em 14 /07 /2014, ás09h10

O Ministério da Saúde ampliou o Calendário Básico de Vacinação da Criança em 2014 com a introdução da vacina hepatite A. A doença é a inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite. O vírus pode ser encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada.

vacina1

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o fim deste mês, todos os municípios maranhenses estarão disponibilizando a vacina, que possibilitará a prevenção, controle e eliminação dessa doença no grupo alvo da vacinação. A vacina estará permanentemente disponível em todas as salas de vacina da rede pública do Estado para as crianças de 12 meses até menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias).

Os sintomas da Hepatite A começam entre a 2ª e 6ª semana após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas da hepatite A são urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).

A doença pode ser contraída das seguintes formas: água e comida contaminadas por fezes que contenham o vírus da hepatite; contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; uma pessoa contaminada ao não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar em outros objetos ou alimentos; outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem ainda hepatite B e hepatite C. Do G1 MA

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.